Cinco Misericórdias foram distinguidas com menções honrosas na sexta edição do Prémio BPI Seniores, entre um total de 412 candidaturas.

Combater o isolamento social, aumentar a autonomia dos mais dependentes e promover a qualidade de vida dos idosos são os principais objetivos dos projetos premiados em Alcáçovas, Alijó, Borba, Celorico da Beira e Pombal. A entrega dos prémios foi a 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional do Idoso.

Segundo nota da organização, o “júri analisou e selecionou os projetos que considerou mais sustentáveis, inovadores e com maior impacto social”.  No caso das Misericórdias, tratam-se de projetos que levam serviços de fisioterapia, animação e saúde ao domicílio e que promovem a estimulação física e cognitiva com recurso à tecnologia ou instrumentos musicais.

A aposta no reforço do apoio domiciliário, comum à maioria dos projetos, justifica-se em particular nos concelhos despovoados do interior, como referem técnicos e dirigentes. “As pessoas estão completamente isoladas. Para aquelas que não têm possibilidade de se deslocar, a única esperança é a visita das auxiliares do SAD e, a partir de agora, dos animadores e fisioterapeutas”, justifica Rui Bacalhau, referindo-se à futura unidade móvel de fisioterapia e animação da Misericórdia de Borba.

O cenário de isolamento não é muito diferente na vila de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Por essa razão, a Misericórdia pretende alargar o leque de serviços do apoio domiciliário, incluindo apoio noturno, enfermagem, teleassistência e substituição pontual do cuidador. “A nossa preocupação é dar autonomia às pessoas que de outra forma não podem sair da sua habitação. Queremos envolvê-las nas atividades da instituição ou simplesmente levá-las ao cabeleireiro e ao café com a nova carrinha adaptada”, refere o diretor técnico Fernando Brito.

O mesmo se passa em Alijó, distrito de Vila Real, onde a Misericórdia vai complementar o SAD com serviços de psicologia, animação sociocultural, fisioterapia e ginástica sénior, prestados por uma equipa multidisciplinar (psicóloga, animadora, professor de educação física, etc).

Na cidade de Pombal, a abordagem multidisciplinar vai ser colocada em prática através de instrumentos (robô terapêutico, equipamento de fisioterapia “standing frame”, software sioslife e jogo de terapia da fala) destinados ao treino cognitivo, fortalecimento muscular e controlo de ansiedade.  “Olhamos para o utente como um todo e queremos estimulá-lo a diferentes níveis, físico, emocional, cognitivo e social”, explica a diretora técnica Célia Oliveira. 

A originalidade do projeto de terapia ocupacional com chocalhos, destinado aos utentes das estruturas residenciais de Alcáçovas, foi também reconhecida pelo júri do BPI Seniores. Explorando os benefícios da terapia musical, com recurso aos tradicionais instrumentos de localização do gado, a equipa coordenada pela diretora Helena Recto vai convidar os utentes a construir e realizar exercícios com os chocalhos. “Queremos pôr toda a gente a chocalhar e temos a sorte de estar numa localidade com forte pendor identitário nesta área. O chocalho faz parte da memória dos idosos e isso poderá ser uma pedra basilar na motivação de todos”.

Desde 2013, 31 Misericórdias foram reconhecidas, no âmbito do Prémio BPI Seniores, pelos seus projetos de apoio ao envelhecimento ativo e saudável de pessoas com mais de 65 anos.

As Misericórdias em todo o país apoiam diariamente milhares de idosos. Para marcar o Dia Internacional do Idoso, organizaram iniciativas variados com objetivo de fomentar o convívio e valorizar a terceira idade. Ciente desta realidade, o VM desafiou as Santas Casas a darem-nos conta das comemorações (ver páginas ao lado).

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas