A Misericórdia de Sintra inaugurou um centro de apoio ao idoso, na freguesia de Algueirão Mem-Martins, que visa a promoção de um envelhecimento ativo e inclusivo, a capacitação da pessoa idosa e a prevenção da doença, através da prestação de serviços nas áreas da saúde, intervenção social, animação e socialização. Este projeto surge no âmbito de uma candidatura ao Programa DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária – Gal Sintra Urban e é desenvolvido em parceria com a União Recreativa das Mercês, que cede as instalações, o equipamento e comparticipa alguns custos.

Durante a cerimónia, o provedor Manuel Costa e Oliveira destacou a importância do projeto, “já que começamos a envelhecer desde que nascemos”, e incentivou a vida ativa e digna após a reforma. Na sua intervenção, agradeceu a presença dos parceiros, enaltecendo o contributo em prol da comunidade.

Uma das coordenadoras do projeto, Isabel Castelo, adiantou ainda que o projeto abraça um novo paradigma do envelhecimento e envolve uma mudança na perceção dos papéis sociais. “Vamos ao encontro das necessidades fundamentais em todas as fases da vida: saúde (física e mental, em pé de igualdade), atividade, socialização e acesso à cultura. Ainda, damos apoio e também ferramentas para sejam autónomos num mundo digital e para que contribuam ativamente e participem na comunidade.”

Em representação da autarquia, o vereador Eduardo Quinta Nova, responsável pelo pelouro da solidariedade e inovação social, realçou a importância desta resposta social que se “diferencia, porque promove a capacitação dos idosos, a reabilitação motora e cognitiva, prolonga a sua autonomia e tem um aspeto fundamental, fomenta a liberdade na decisão e participação dos idosos”.

O Espaço Capaz está em curso desde maio de 2021, nas instalações cedidas pela autarquia à União Recreativa das Mercês, mas a inauguração só aconteceu no dia 5 de fevereiro, devido às restrições da pandemia. Na cerimónia marcaram presença parceiros como a Câmara Municipal de Sintra e a União Recreativa das Mercês, a Fundação Aga Khan, Cintramédica, Fisiosintra, Centro Social Paroquial de Algueirão Mem-Martins, Ser Alternativa e Café Maridalho.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas