​Criar uma unidade móvel de saúde que permita fornecer melhores cuidados de saúde é o mote do projeto ‘Estar onde é mais preciso’ da Misericórdia de Castanheira de Pera que arrecadou o primeiro prémio da 5ª edição do Prémio BPI Seniores.

​Prestar cuidados de clínica geral, fisiatria, enfermagem, fisioterapia e, a longo prazo, criar um serviço de análises clínicas é o objetivo da Santa Casa vencedora desta iniciativa onde também foram distinguidas as Misericórdias de Aljustrel, Porto de Mós, Seia e Soito. A cerimónia decorreu no dia 2 de outubro no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

Clara Simões, diretora técnica da Misericórdia de Castanheira de Pera, explicou que este projeto surgiu da necessidade de “descentralizar os serviços de saúde ” pois no concelho “muitos idosos vivem em aldeias isoladas, onde os serviços de transportes públicos são diminutos, o que condiciona a procura de ajuda médica”.

Para fazer face a esta problemática e de forma a estar onde é mais preciso, a Misericórdia vai “adquirir uma carrinha devidamente preparada para ser um consultório móvel, sendo que apoio poderá ser prestado na carrinha ou no domicílio, dependendo do grau de dependência do utente”.

A diretora técnica destacou que este prémio “é uma mais-valia uma vez que vai cobrir quase na totalidade o orçamento do projeto”, referindo também que o arranque da iniciativa deverá acontecer no primeiro trimestre de 2018.

Além da Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera, que arrecadou o primeiro prémio da quinta edição do BPI Seniores, as Misericórdias de Aljustrel, Porto de Mós, Seia e Soito foram distinguidas com menções honrosas.

Leia a reportagem na íntegra no seu jornal Voz das Misericórdias de outubro.