O novo equipamento está integrado na quinta agrícola onde a instituição produz vinho, azeite e outros produtos hortícolas.

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços inaugurou o seu décimo lar de idosos. O novo equipamento tem capacidade para 20 pessoas e está integrado na quinta agrícola onde a instituição produz vinho, azeite e outros produtos hortícolas. A sessão decorreu no dia 24 de fevereiro.

Em conversa com o VM, o provedor contou que o novo equipamento, em funcionamento desde o começo do ano, resultou de uma obra de reabilitação e interligação de dois edifícios existentes na Quinta de Nossa Senhora do Carmo. Segundo Altamiro Claro, a empreitada teve um custo de 354 mil euros e contou com o apoio de 72 mil euros da Câmara Municipal de Valpaços. O restante ficou a cargo da própria Santa Casa.

Instalado numa quinta com quase dez hectares, o novo lar de idosos representou a criação de novos postos de trabalho na localidade. Ao todo, são 11 os colaboradores. 

Além dos 10 lares de idosos, a Misericórdia também gere quatro centros de dia, quatro serviços de apoio domiciliário, creche e jardim-de-infância. São mais de 800 os utentes apoiados diariamente e para fazer face a este volume de trabalho, a Misericórdia de Valpaços emprega mais de 300 pessoas, sendo por isso o maior empregador do concelho.

“Trabalhamos com honestidade, transparência e empenhamento. A gestão é rigorosa e os resultados estão à vista”, disse o provedor, lembrando também que o papel das Misericórdias junto das comunidades onde estão inseridas “é insubstituível”.

A cerimónia de inauguração, contou o provedor, foi também um momento para agradecer à Câmara Municipal (CM) pelo apoio que ao longo dos anos tem prestado à Misericórdia. “A colaboração connosco, a comparticipação nos nossos investimentos e a parceria estratégica no hospital” justificaram que a Santa Casa de Valpaços convidasse o presidente da CM, Amílcar Almeida, para presidir a sessão.

Na inauguração também estiveram presentes deputados eleitos pelo círculo de Vila Real, o vogal do Secretariado Nacional da UMP e provedor da Misericórdia de Boticas, Fernando Campos, e o presidente do Secretariado Regional da UMP em Vila Real, o provedor da Misericórdia de Peso da Régua, Manuel Mesquita.

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin