“Nunca é tarde para aprender” é o nome da iniciativa dedicada à leitura e à escrita que, neste momento, envolve 25 idosos.

A Misericórdia de Vila do Porto, nos Açores, está a desenvolver um projeto para alfabetizar idosos. “Nunca é tarde para aprender” é o nome desta iniciativa dedicada à leitura e à escrita que, neste momento, envolve 25 idosos.
O projeto de alfabetização de idosos, apesar de não ser recente nesta Misericórdia, tomou maiores proporções em outubro de 2017. Com a chegada de uma nova educadora social, chegou também a proposta de alargar o projeto a mais utentes.

Em conversa com o VM, a educadora Maria José Candeias explicou como começou o processo para aumentar o número de utentes do lar envolvidos nesta ação. “Foi realizada uma pequena entrevista aos utentes da Santa Casa” para “saber as características e dificuldades de cada um, o nível de escolaridade, se têm ou não dificuldades motoras, especialmente ao nível da motricidade fina”. 
Destas entrevistas foram selecionadas cerca de 25 pessoas.  Algumas nunca chegaram a ir à escola, outras têm alguns estudos e, por isso, as atividades realizadas são também distintas. Segundo a educadora social, os utentes que nunca foram à escola realizam tarefas como “reconhecer letras, números, o seu próprio nome”, enquanto os outros “trabalham histórias da ilha, poesia, lendas”. No entanto, o objetivo é comum: “não esquecer”. Não esquecer as letras, os números, e sobretudo “forçar o pensamento”. 

O “dia da escola”, como é hoje apelidado, não teve de início a melhor reação. Os utentes, com algumas reservas, diziam “não sei o que estou a fazer” ou questionavam o objetivo das atividades. Hoje, de acordo com Maria José Candeias, “é possível notar diferenças e desenvolvimentos” e é com gosto que os utentes fazem os exercícios propostos. 

Assim, uma vez por semana, durante cerca de uma hora e meia, o grupo reúne no refeitório da Santa Casa, que nesse dia se transforma em sala de aulas. As contas de somar e subtrair, as letras, e os exercícios de divisão silábica e interpretação ocupam este grupo de utentes que têm agora a oportunidade de aprender pela primeira vez ou voltar a lembrar aquilo que em tempos, numa outra sala de aulas, alguém lhes ensinou.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, a única a funcionar na Ilha de Santa Maria nos Açores, foi fundada em 1577. Atualmente, acompanha cerca de 80 utentes por dia e para o efeito emprega cerca de 50 pessoas.

Voz das Misericórdias, Teresa Clode de Sousa