A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde inaugurou, no dia 20 de março, uma estrutura residencial para pessoas idosas na freguesia de Marrancos. Com capacidade para 40 utentes, o novo equipamento contou com apoio do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). A inauguração contou com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel de Lemos.

A empreitada teve um custo de 2,9 milhões de euros, tendo sido apoiada, “com a obra já a meio”, em 1,2 milhões pelo PARES. Segundo o Diário do Minho, durante a inauguração, foram muitos os elogios trocados. Em primeiro lugar, o provedor Bento Morais destacou, a propósito do Dia Internacional da Felicidade, o esforço dos trabalhadores. “Somos uma Misericórdia feliz porque praticamos as obras de misericórdia e temos colaboradores competentes e dedicados, que fazem o bem, fazendo bem feito”, afirmou.

Depois, foram os convidados a destacar o trabalho da Misericórdia de Vila Verde. O presidente da UMP afirmou que a instituição é “um exemplo no percurso das políticas sociais”. A presidente do executivo camarário destacou que é por causa de instituições como a Santa Casa de Vila Verde que o concelho está bem servido de respostas sociais. Por fim, a ministra enalteceu o trabalho da equipa liderada por Bento Morais, afirmando que representam ‘Um exemplo extraordinário”.

Além da ERPI agora inaugurada, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde está também a construir uma creche com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Além disso, tem mais candidaturas em curso para a criação de uma unidade de cuidados paliativos e de longa, outra ERPI e um centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACI).

Recorde-se que a Misericórdia de Vila Verde apoia diariamente quase 3000 pessoas, contando para o efeito com 780 trabalhadores e 150 médicos.