O Dia Internacional do Idoso foi assinalado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa com a oitava edição dos Jogos do Idoso

Passam-se os anos e o que fica são os sinais de sabedoria estampados no rosto de cada um, quantas histórias guardadas, quantos momentos marcantes e quanta experiência de vida. O Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1 de outubro, foi assinalado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa com a oitava edição dos Jogos do Idoso.

“O evento tem a ambição de motivar a população a refletir sobre esta etapa da vida, que desejamos sempre repleta de carinho, amor, respeito, dignidade, segurança e saúde”, sublinhou o provedor da Misericórdia de Vila Viçosa. Além disso, continuou Jorge Rosa, “os idosos agradecem a possibilidade de participar neste tipo de atividades, sendo notória a sua felicidade”.

Os VIII Jogos do Idoso tiveram lugar na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, que abriu as suas portas à voz da experiência, aos que detêm o conhecimento e a sabedoria que não se aprende dentro de uma sala de aula, mas que se conquista no livro da vida.

Cada dia uma página nova e na tarde de 1 de outubro cerca de 200 idosos estiveram presentes no evento. Para além da Santa Casa anfitriã, também participaram as Misericórdias de Redondo e Alandroal, o Centro de Bem Estar Social de Estremoz e o Cantinho de Santiago Maior.

Depois do almoço, as carrinhas das instituições foram chegando e, a pouco e pouco, os idosos - uns pelos próprios meios, outros de bengalas ou em cadeiras de rodas - encaminhavam-se para o início do evento que, segundo o provedor, tem vindo a sofrer algumas alterações ao longo dos anos.

De acordo com Jorge Rosa, “a característica dos idosos institucionalizados ao longo dos anos da existência desta atividade alterou-se significativamente. Se em 2012 as instituições tinham ainda um número considerável de idosos autónomos, neste momento a maior parte são pessoas com pouca autonomia e cada vez mais dependentes”.

Nelson Rebola, técnico de animação da Misericórdia de Vila Viçosa, acrescentou ainda: “Antes tínhamos jogos por estações, agora eles assistem mais a espetáculos”.

E foi em silêncio, de olhos e ouvidos bem abertos, que os idosos assistiram a uma curta-metragem organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, mas logo a seguir o silêncio transformou-se. Estava na hora de outra atividade: a ida ao cabeleireiro.

“O que quer fazer?”, uma questão respondida por alguns idosos que quiseram aproveitar para fazer um novo penteado. Expectantes, sentavam-se, olhavam para o espelho que tinham à sua frente e ficavam atentos a todo o trabalho que estava a ser feito. Lavavam, cortavam, esticavam o cabelo e, ao mesmo tempo, ouvia-se o barulho dos secadores, que se cruzavam com os diálogos entre gerações.

“Estou a divertir-me muito, isto é ótimo para nos distrairmos, possibilita-nos viver o hoje e assim não perdemos tempo a pensar no amanhã”, afirmou Maria Polme, de 93 anos, utente da Misericórdia de Vila Viçosa.

Os idosos tiveram ainda uma aula de expressão física, mas as atividades não ficaram por aqui. A tarde ia a meio e o programa não parava, tal como os dois grupos de dança do concelho que atuaram no evento. Os idosos, sentados nas cadeiras colocadas no Pavilhão Gimnodesportivo da escola e com um brilho no olhar, acompanhavam todos os passos que combinavam com as músicas de fundo. Com balões nas mãos, uns azuis outros amarelos, aplaudiam com a melhor “maquilhagem” possível: um sorriso.

Sorrisos que foram constantes ao longo da tarde, mas um dos momentos altos foi o lanche convívio, onde não faltou o bolo e o pé de dança. Músicas como “Eu ouvi um passarinho”, “Tu queres é festa”, “Baile de Verão” fizeram parte do bailarico.

João Grenho, de 83 anos, utente da Santa Casa de Vila Viçosa, afirmou conhecer “todas as músicas”. Com a idade avançada, os passos tornam-se mais lentos e os sentidos mais debilitados, mas o que importa é usufruir da música.

E não foi só na dança que os idosos mostraram estar em forma, durante o convívio alguns puxaram pela imaginação e expressaram-se a rimar. “Estão a dançar muito bem/ dou toda a razão/mas quando quiserem falar /chamem pelo António Garção”.

A oitava edição dos Jogos do Idoso foi organizada pela Misericórdia de Vila Viçosa em parceria com outras instituições da vila alentejana, a Delegação da Cruz Vermelha, Cáritas Paroquial, Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal.

Voz das Misericórdias, Ana Machado