A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visitou as instalações do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), em Albufeira, onde ficou a conhecer como funciona aquele serviço que tem como entidade coordenadora e mediadora a Misericórdia de Albufeira. Durante a visita, Ana Mendes Godinho participou ainda na inauguração do projeto ECOS - Oficina Ecológica de Cooperação Social, que alia a capacitação pessoal e social pela arte, cultura e consciência ambiental. Foi no passado dia 18 de maio.

De norte a sul do país são milhares as famílias e indivíduos que têm nos programas de ajuda alimentar a única forma de se manterem nutridos. Em 2020, face ao aumento de pedidos de ajuda, o Governo duplicou a capacidade de apoio alimentar no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), passando abranger no total 120 mil pessoas. Este plano contemplou ainda um aumento dos acordos de cooperação com o setor social e solidário para reforçar o apoio às populações mais vulneráveis.

Em Albufeira, a Misericórdia local garante apoio alimentar a 879 pessoas do concelho. Em comunicado enviado ao VM, a Misericórdia de Albufeira, explica que o POAPMC é um programa que fornece géneros alimentícios a pessoas ou famílias carenciadas, garantido, mensalmente, “o fornecimento de cabazes de alimentos secos, refrigerados e congelados, que correspondam a 50% das necessidades energéticas e nutricionais dos indivíduos”, contribuindo dessa forma para a “minimização e a resolução de situações de carência alimentar”.

Segundo a mesma nota, em Albufeira os pedidos de ajuda aumentaram, reflexo do aumento do desemprego e dos efeitos da pandemia. Este “aumento da operação” do POAPMC exigiu “uma mudança de espaço e reorganização nas condições de aprovisionamento” dos alimentos.

Durante a visita às novas instalações do POAPMC, a ministra Ana Mendes Godinho, assim como toda a comitiva que acompanhou a visita, teve a possibilidade de ficar a conhecer de que forma os produtos são acondicionados, “cumprindo as regras de HCCP e do POISE”, e ainda como os cabazes de alimentares são entregues às famílias que são acompanhadas por este serviço. 

Enquanto decorria a visita, Joana Gomes, nutricionista da Santa Casa, ministrava uma ação de sensibilização para as famílias beneficiárias do apoio do POAPMC. Gestão orçamental, alimentação saudável e prevenção do desperdício alimentar foram alguns dos temas abordados.

Para além do apoio alimentar, os beneficiários do POAPMC são ainda, segundo o comunicado, alvo de “medidas de acompanhamento com vista à inclusão social através do Programa Incorpora”. O Incorpora foi implementado em Portugal em 2018 e tem como objetivo principal promover a contratação por parte de empresas portuguesas de pessoas em risco ou em situação de exclusão social. Criado pela Fundação La Caixa, este programa conta com a colaboração do BPI e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Capacitar para a inclusão social

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social aproveitou ainda a visita oficial à Misericórdia de Albufeira para marcar presença na inauguração das instalações onde vai funcionar o projeto Ecos - Oficina Ecológica de Cooperação Social. A iniciativa visa promover a capacitação pessoal e social através da arte, da cultura e da consciência ambiental. O projeto tem financiamento do programa ‘Parcerias para o Impacto’, do Portugal Inovação Social, e conta com o município de Albufeira como investidor social.

Segundo nota da Santa Casa, este projeto tem como público-alvo “indivíduos não empregados, com baixas condições de empregabilidade, pessoas ou famílias cujos rendimentos sejam insuficientes para as suas despesas e pessoas e empresas com elevado sentido de responsabilidade social e ambiental”. Os destinatários vão beneficiar, entre outros, de diversas ações que promovem a empregabilidade, capacitação pessoal e social e sensibilização.

Durante a visita, e ainda segundo o comunicado da Misericórdia de Albufeira, a ministra Ana Mendes Godinho afirmou esperar que o novo projeto seja “um ecoar de esperança” na ajuda aos mais necessitados. Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social, que acompanhou a inauguração e visita às instalações do Ecos, destacou a importância de a inovação social não se restringir aos grandes centros, mas causar impacto social igualmente em zonas periféricas.

A visita da ministra à Misericórdia de Albufeira foi acompanhada por uma comitiva que incluía, entre outros, o presidente e a vogal do POISE, Domingos Lopes e Sandra Tavares, a diretora do CDSS de Faro, Margarida Flores, e o presidente da autarquia, José Carlos Rolo.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves