As Misericórdias de Albufeira e Sines atribuem um significado especial à obra corporal de misericórdia que manda “vestir os nus”, sobretudo nesta época natalícia. Ambas promovem campanhas solidárias cujo objetivo é entregar roupas e produtos de higiene pessoal a famílias carenciadas, contribuindo para o seu bem-estar e saúde.

A Misericórdia de Albufeira já promove há alguns anos a campanha “Inverno Mais Quente” que, segundo a provedora Patrícia Seromenho, tem sido articulada com as lavandarias e as juntas de freguesia locais. Nos diversos pontos de recolha são entregues roupas, mas também calçado, brinquedos e artigos de higiene pessoal, a par de detergentes e de outros produtos para uso doméstico. 

“O objetivo é recolhermos roupa e outros artigos para fazermos cabazes que são entregues às pessoas a quem damos apoio, sobretudo os sem-abrigo e as famílias mais carenciadas do concelho”, declara ao VM, sublinhando a adesão comunitária a esta campanha que não privilegia a recolha de alimentos. “Normalmente, pensamos na comida e esquecemo-nos do resto”, observa Patrícia Seromenho. 

Na Costa Vicentina, a Misericórdia de Sines também não se esquece do significado profundo da partilha e dos gestos solidários. Através da iniciativa “Sacos que Sorriem”, promovida pela Loja Social e Animação Sociocultural, são igualmente apoiadas as pessoas que mais precisam. 

“E fazemo-lo de modo informal”, declara o provedor Luís Venturinha, esclarecendo que esta instituição “acompanha atentamente” a comunidade e, por isso, já “adquiriu um conhecimento natural das coisas”. A recolha de produtos de higiene (de uso pessoal e doméstico) que a Misericórdia de Sines promove nesta época visa complementar a atividade que a loja social desenvolve ao longo do ano, principalmente na recolha de mobiliário, de peças de roupa e de calçado para quem necessite.

A ideia de preparar vários cabazes ou sacos de Natal com produtos de higiene pessoal é, para Luís Venturinha, “um novo desafio e uma inovação na forma de ser solidário” nesta época. 

Voz das Misericórdias, Vitalino José Santos