‘Entre Portas e Conversas’. Assim se denomina a primeira das oito rotas turísticas que estão agora a ser lançadas no território no âmbito do projeto de inovação social ‘100 Memórias e Estórias’, coordenado pela Misericórdia de Alcanede.

O projeto visa envolver a comunidade no desenvolvimento de um roteiro turístico global, denominado por ‘Roteiro Origens’, que passa pelas freguesias de Alcanede, Aldeia da Ribeira, Mata do Rei, Pé da Pedreira, Valverde, Vale da Trave, Gançaria e Fráguas e, ao mesmo tempo, combater e prevenir a vulnerabilidade social e o isolamento.

No terreno, uma centena de pessoas orientadas por técnicos da instituição recolheram o património material e imaterial daquelas aldeias, que depois foi tratado e preservado digitalmente com o propósito de transformar a informação em rotas que interpretam e dão vida ao território.

No passado dia 6 de maio, o lançamento da primeira rota significou o “início do culminar de uma caminhada” de quase três anos de um projeto que envolve idosos não enquadrados em quaisquer respostas sociais, assim como pessoas que “estão em vulnerabilidade por pobreza, ou outra situação de exclusão, para além de jovens que não estão a trabalhar nem a estudar”, explica ao VM Wanda Mendo, provedora.

Em paralelo, os beneficiários participaram num programa de oficinas de várias áreas do saber, como teatro, costura criativa e expressão plástica, entre outros.

“Esta rota, em concreto, fala das estórias e tradições de um povo. Passa pelos negócios locais, pela história das festas da aldeia, pela atividade da resinagem que foi outrora muito expressiva em Aldeia da Ribeira e até mesmo pela tradição do Carnaval”, explica a responsável, destacando que todos estes aspetos foram identificados e trabalhados pelos próprios beneficiários do projeto.

“Essa é a grande mais-valia e a originalidade deste programa”, diz Wanda Mendo, acrescentando: “sendo este projeto focado nas pessoas, esta solução inovadora pretende estimular o contato entre vizinhança, promover ações de literacia e criar espaços de convívio”.

Segundo disse, esta iniciativa, apoiada pelo programa “Portugal Inovação Social e cofinanciada pelo Fundo Social Europeu e Portugal 2020, permitiu também “humanizar e revitalizar espaços degradados” ou sem atividade como escolas primárias ou associações recreativas das localidades, “fortalecendo o espírito de comunidade e desenvolvimento local”.

Programa das oito rotas turísticas disponível aqui.

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes