A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça já está a beneficiar do trabalho levado a cabo para melhoria do conforto térmico e a minimização de situações de precariedade energética no seu lar residencial. A iniciativa foi possível graças ao apoio conseguido no âmbito do programa EDP Solidária 2018.

O projeto “Envelhecer, dá prazer!”  visou, segundo nota da Santa Casa, “minimizar as oscilações de temperatura dentro do lar de modo a melhorar a qualidade de vida dos utentes”.

Em declarações ao VM, João Carreira, provedor, contou que já há muito tempo que tinha sido “identificada uma falha ao nível dos equipamentos de ar condicionado e aquecimento de águas e era uma preocupação nossa proporcionarmos aos nossos utentes melhores condições de habitabilidade, mais comodidade e conforto”.

Assim, e com o objetivo de instalar equipamentos de ar condicionado e aquecimento de água no lar residencial de Alcobaça, a ser explorado pela Misericórdia em regime de comodato, a instituição candidatou o projeto “Envelhecer, dá prazer” ao programa EDP Solidária 2018 na área de inclusão social.

Com este projeto foram implementados no lar “sobretudo aparelhos de ar condicionado, nos quartos e salas comuns, e investimos também em novos equipamentos de aquecimento de águas e produção de energia. A energia que produzimos é para consumo do lar, a que não é utilizada vai para a rede, não acumulamos”, explicou ao VM o provedor da Santa Casa. 

Com a aposta em equipamentos energeticamente mais eficientes e com a melhoria na climatização das instalações interiores do lar, o provedor da Misericórdia de Alcobaça conta “fazer alguma poupança energética e financeira”.

O projeto já está finalizado e certificado pela EDP “há cerca de um mês e já notamos melhorias, os nossos utentes, 68 que é a capacidade do espaço, estão já a beneficiar destas melhorias de condições e estão muito contentes”, afirmou João Carreira.

O projeto foi orçado em 101 537 euros e foi cofinanciado pela Fundação EDP em 65%, sendo que os restantes 35% foram assegurados pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves