O Farol e o Espaço Maié são dois projetos de apoio à parentalidade promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Almada no Centro Comunitário Pia II.

Ambos ajudam os pais e as mães a ganharem as competências necessárias para o desempenho da sua função parental.

Pedro Ferreira, psicólogo responsável, explicou como se processa o apoio da Misericórdia: “O projeto Farol sinaliza as famílias e inicialmente trabalha a autoestima dos casais para depois abordar temas mais concretos como a importância de saber brincar com uma criança, passando ainda pelas temáticas da adolescência ou da educação sexual”. O responsável adianta que este é um espaço de partilha: “O projeto conta com 20 sessões anuais. Este ano temos 13 inscrições, o que tem o lado bom das pessoas se identificarem com os problemas dos outros e deixarem de pensar que aquele obstáculo é só seu”.

O Espaço Maié presta apoio psicossocial a adolescentes grávidas e jovens mães, acompanhando-as até que a criança tenha, pelo menos, um ano e meio de idade. “Agora temos 3 casos. O programa recebe jovens grávidas em situação de risco, a partir dos 13 anos, e ajuda-as a ganharem competências para o seu papel de mães”, frisou Pedro Ferreira.

Para além de diferentes formações para a aquisição de competência na vida quotidiana, como técnicas de massagem para bebés, as jovens participam em estágios de educação de infância, guiados pelas educadoras da Misericórdia.

Esta prática é, segundo Pedro Ferreira, decisiva: “As jovens adoram o estágio com as crianças das nossas respostas. Ali adquirem, em conjunto com as educadoras de infância, técnicas que depois aplicam em casa com os seus filhos”. Mas há mais: “temos um ateliê de costura, uma atividade que gera muito entusiasmo, onde as jovens produzem roupas para os seus bebés”. O psicólogo acredita que o trabalho realizado junto da comunidade tem produzido efeitos positivos: “Em 2012 houve um grande aumento de jovens grávidas. Este ano temos só 3 casos, o que é muito bom”.