Com apoio de voluntários, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim reforçou o apoio aos idosos em situação de isolamento

O coronavírus assusta, mas também une e fortalece. Nos últimos tempos, e um pouco por todo o país, várias pessoas uniram esforços, em diferentes projetos, mas com o mesmo propósito: apoiar quem não pode sair de casa e precisa de ajuda.

Foi neste contexto que surgiu o “Estamos Aqui”, um projeto de responsabilidade social, lançado em meados do mês de abril pela Santa Casa da Misericórdia de Almeirim e que pode garantir a entrega diária de até uma centena de refeições à população idosa vulnerável e sem suporte familiar no distrito de Santarém.

Neste momento, a instituição já apoia 33 famílias, mas, conforme refere ao Voz das Misericórdias Helena Duarte, diretora geral da instituição, é expetável que estes números aumentem, uma vez que o país está a braços com uma crise económica sem precedentes.

"A ajuda não pode parar junto das pessoas mais vulneráveis que, em resultado e no respeito absoluto do Estado de Emergência e das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia, ficaram, entretanto, privadas da assistência alimentar”, afirmou a responsável.

“Numa altura em que o medo, as limitações e o isolamento social imperam, a vontade de ajudar o próximo deve sobressair”, acrescentou, explicando que este projeto conta com a otimização da cozinha e dos transportes da instituição, bem como com a sinalização por parte dos parceiros locais e a vontade de jovens voluntários - que, entretanto, se juntaram à iniciativa - na separação e distribuição das refeições junto dos beneficiários.

“Depois de um impacto inicial, em que a instituição se teve de adaptar e implementar o seu plano de contingência, no qual a nossa grande preocupação foi proteger os idosos que temos em lar, que são cerca de 100, voltámo-nos para a população mais idosa de Almeirim porque somos, naturalmente, sensíveis às questões sociais e à vulnerabilidade destas pessoas”, referiu.

Segundo disse, este projeto, que surge com o objetivo de prestar serviço de alimentação ao domicílio à população idosa com baixos recursos, fomentando-se assim a obrigatoriedade e importância de ficar em casa, está a ser feito em “estreita colaboração” com a rede local de parceiros, e complementa o já existente “Porta a Porta” da Misericórdia de Almeirim, que se dedica ao apoio domiciliário na freguesia de Almeirim.

“Proteger os mais vulneráveis é também proteger todos os outros”, afirmou Helena Duarte, justificando a prioridade no apoio aos idosos: “é essencial, por questões de humanidade”.

Segundo disse, o projeto pretende,  também, "continuar a garantir um contato de proximidade e assistência à população mais idosa", que, devido ao fecho de serviços e equipamentos, "poderá ficar em situação de maior vulnerabilidade sem a prestação de determinados serviços". A iniciativa também pretende transmitir-lhes "mensagens de tranquilidade", explicando-lhes "o panorama mundial e nacional" da pandemia e "reforçando as medidas que devem tomar para evitar o contágio da doença" da Covid-19.

O projeto é acompanhado diariamente pela técnica de Serviço Social da Santa Casa e por duas voluntárias do 3º ano do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Lisboa, residentes em Almeirim.

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes