Na Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão vive um passarinho chamado Gabriel, que é muito acarinhado por todos os utentes e colaboradores da instituição, mas tem um amigo especial. António Romão é utente do centro de dia e assumiu como sua grande responsabilidade cuidar do Gabriel. Por causa da suspensão de funcionamento de centro de dia, devido à pandemia do Covid-19, o pássaro sentiu de tal forma a ausência do seu grande amigo que deixou de cantar.

Preocupadas com a situação, e conscientes de que também o António, que é utente da Santa Casa desde 2004, estaria com saudades do passarinho, a diretora, Ana Bugalho, e a técnica de psicomotricidade, Carolina Carvalho, entenderam que seria importante reaproximar os amigos. Foi por isso que decidiram levar um ao encontro do outro. Enquanto o centro de dia estiver fechado, Gabriel fica em casa com o seu amigo António.

A reação não podia ser melhor e a emoção do reencontro foi bem notória. No António, pelo seu sorriso de felicidade por voltar a ter a companhia e a responsabilidade de cuidar do amigo passarinho. Por sua vez, Gabriel voltou a cantar.

Estes gestos de afeto num quadro de pandemia como o que estamos a viver reconfortam quem diariamente tenta encontrar formas de colmatar a solidão que pode causar o isolamento a que estamos confinados. Foi esse reconforto que sentiu a diretora e a técnica da Santa Casa de Alpalhão com esta ação.

Em conversa com o Voz das Misericórdias, ambas confessaram ter sido “muito gratificante ver o bem que este gesto tão simples fez”, tanto ao António como ao passarinho. “Sabemos que é uma motivação para o nosso utente, que vai ter um motivo para se levantar da cama todos os dias” e, de alguma forma, recuperar uma rotina diária que já tinha há mais de 15 anos, quando António começou a frequentar o centro de dia.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão