A festa que reuniu familiares dos utentes aconteceu pelo segundo ano consecutivo.

Na Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão viveu-se de uma forma muito viva a comemoração do Dia da Família. Pelo segundo ano, a instituição convidou os familiares dos utentes para se associarem à celebração deste dia estando presentes, no que acabou por se revelar, uma verdadeira festa desta grande família que representam.

A alegria dos utentes, a emoção do (re)encontro, o carinho com que tudo foi preparado, a celebração dos laços familiares e o convívio de gerações vão perdurar na memória de todos aqueles que vivenciaram este dia.

Lídia Rolim, diretora da Santa Casa, destaca a participação e a envolvência das famílias na comemoração deste dia, agradecendo por "terem aderido de forma tão significativa ao desafio que lhes lançamos", e que se realizou pela segunda vez, com uma participação bem mais expressiva. "A participação dos familiares é que nos faz sentir que estamos, verdadeiramente, a celebrar o Dia da Família, ainda que nos consideremos uma família na instituição", constata.

"Foi um dia muito especial para todos nós. Para a instituição, que dá especial atenção ao fortalecimento de uma relação entre as famílias e os utentes, mas, sem dúvida, que para os nossos idosos foi ainda mais importante porque tiveram a oportunidade de partilhar um momento de festa com os seus filhos e netos, mostrando um pouco do que fazemos no nosso dia-a-dia", destaca Lídia Rolim.

Tudo foi pensado com muito carinho e não faltou a animação musical que incluiu a apresentação de um coro criado no seio da instituição e ainda a apresentação da representação da família Santa Casa de Alpalhão, figurada numa árvore e ilustrada pelos desenhos dos funcionários criados pelos utentes.

Um dia de emoções e memórias que resulta do empenho que a instituição focada no bem-estar dos seus utentes e que, como refere Lídia Rolim, "só resulta pela dedicação e trabalho de equipa que é desenvolvido com a animadora, com a psicomotricista, e colaboradores da instituição". Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão