‘Alter, quando o presente encontra o passado’ é o nome do mais recente livro editado pelo projeto Contrato Local de Desenvolvimento - CLDS Alter-4G, coordenado pela Misericórdia de Alter do Chão, e que resulta de um processo de recolha e partilha de tradições, usos e costumes. A iniciativa envolveu diferentes gerações, que se uniram na concretização de uma obra que pretende perpetuar para o futuro uma parte importante da história do concelho.

As coordenadoras do Alter-4G, Ana Rolo e Joana Miranda, explicam que a criação deste livro, o quarto desenvolvido no âmbito dos CLDS, insere-se na atividade ‘(Re)Conhecer Alter do Passado ao Presente’, que tem como objetivo “promover o envelhecimento ativo e o convívio intergeracional através da partilha, análise e síntese de tradições e costumes do concelho de Alter do Chão”.

Joana Miranda descreve o livro como “um delicado diário de memórias sobre as tradições de Alter do Chão”, acrescentando que o processo de recolha de conteúdo iniciou-se com a dinamização de oficinas, com crianças do 1º e 2º ciclo em conjunto com pessoas mais adultas, nas quais foi feita a “preparação de entrevistas, recolha, transcrição das entrevistas e a partilha de saberes que potenciou a escrita e desenvolvimento deste livro”, cumprindo assim  missão de ser um guardião de “tradições perdidas no tempo que conseguimos recuperar”.

A coordenadora fez questão de agradecer a todos os que participaram nesta atividade, em particular aos idosos pela “partilha de vivências e memórias e, acima de tudo, pela cooperação com as crianças e jovens, apresentando uma inesgotável paciência e alegria contagiante”.

Aos mais jovens, Joana Miranda deixou uma palavra de apreço “por terem conseguido, com a sua aguçada curiosidade, descobrir mais coisas sobre as tradições, mas também sobre as suas vidas e o passado e, com isso, abrir caminhos para que se criem ligações entre o passado e o presente”.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão