A Misericórdia de Alter do Chão assinalou o Natal com uma venda solidária de estrelas natalícias, bordadas pelos utentes

A Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, assinalou esta quadra festiva promovendo uma campanha de Natal com espírito solidário através da venda de estrelas natalícias, bordadas pelos utentes.

Em declarações ao Voz das Misericórdias, o provedor Vasco Cruz explica que a instituição tem procurado novas formas de continuar a promover a motricidade e a atividade física e mental dos utentes e, uma vez que foram desaconselhadas as atividades de grupo devido à pandemia, surgiu esta ideia de realizar a campanha “1 Estrela = 1 Afeto”, que tem uma vertente solidária, mas também de proximidade com a comunidade.

“A campanha foi muito bem recebida pela comunidade, a procura foi imensa e foi motivador para os nossos utentes, que se envolveram de uma forma muito empenhada para dar resposta a todos os pedidos que nos foram chegando”, sublinha o provedor.

Virgílio Vidinha, animador sociocultural da Santa Casa, destaca o entusiasmo com que os utentes receberam esta “missão” de fazer estrelinhas para serem colocadas nas árvores, contribuindo com um brilho especial para os festejos natalícios de todos aqueles que se associaram à campanha, e o conforto que sentiram por, desta forma, poderem estar presentes no Natal de muitas famílias.

“O objetivo foi também aproveitar algumas das capacidades de motricidade que os utentes ainda têm, neste caso na costura, e quem não sabe costurar ajuda nos recortes, para fazer algo que pudesse ir além da instituição. A ideia das estrelinhas para a árvore de Natal pareceu-nos que seria interessante para assinalar a época natalícia, com um espírito solidário e um propósito concreto, que neste caso é a angariação de verbas para a aquisição de equipamentos de mobilidade física”, refere.

Por parte da comunidade a aceitação foi “fantástica”, constata o técnico, sublinhando que “numa fase em que os contactos com o exterior são tão restritos, esta foi uma forma de nos aproximarmos das pessoas, que, por um valor simbólico, contribuíram para um fim solidário e, ao mesmo tempo, puderam embelezar as suas árvores com as nossas estrelinhas”.

A Santa Casa de Alter adquiriu recentemente três pedaleiras que nos últimos meses têm sido bastante utilizadas, como relata Virgílio Vidinho, e a aquisição de novos equipamentos de mobilidade vai permitir que os utentes da Santa Casa mantenham algumas rotinas de atividade física, podendo fazê-lo no interior da instituição e com mais variedade de equipamentos.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão