Em jeito de balanço, o VM convidou dez profissionais de Misericórdias para refletirem sobre o trabalho realizado e os principais desafios para o futuro próximo. O mote deste convite foi inspirado por uma frase do Papa Francisco: “A escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação”. A escuta é aquilo que tentamos, diariamente, praticar no VM. Ouvir para, depois, dar a conhecer as histórias mais inspiradoras das Santas Casas, que consideramos terreno fértil para transformação de vidas e para a cidadania ativa.

Na viragem para 2024, o diretor do museu da Misericórdia de Coimbra, Raúl Moura Mendes, perspetiva uma “trajetória emocionante e desafiadora” para o futuro próximo, em termos de alcance, diversidade e inclusão de públicos.

'Catalisador ativo na construção do futuro

O ano de 2023 representou uma jornada marcante para o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. Apesar de ainda estarmos no rescaldo da pandemia do Covid-19 e presentemente a vivenciar o terror de duas guerras, testemunhamos um crescimento significativo no número de visitantes e um fortalecimento da nossa missão de divulgar a rica história das Misericórdias portuguesas, promovendo a fruição e o conhecimento do nosso valioso património histórico, artístico e cultural.

Com efeito, ao longo dos últimos 12 meses, o museu experimentou um notável incremento no número de visitantes, refletindo o interesse crescente da comunidade local e turistas em descobrir a ação e a história do movimento confraternal. O envolvimento com a comunidade foi um pilar fundamental para este sucesso, tendo organizado uma série de eventos e exposições temporárias que capturaram a atenção e o apreço do público.

A qualidade das exposições permanentes e a variedade das exposições temporárias, a par da promoção de eventos de raiz cultural - com grande destaque para a música - também contribuiu para a atração de um público também ele diversificado, desde estudantes a amantes de arte, todos ávidos por compreender e apreciar o papel crucial desempenhado pelas Misericórdias ao longo dos séculos. A nossa equipa desempenhou, aqui, um papel fundamental na criação de experiências envolventes, que enriqueceram a compreensão do público sobre o nosso património.

Ao olhar para o futuro, vislumbramos uma trajetória emocionante e desafiadora. O nosso objetivo principal é expandir ainda mais o alcance do museu, não apenas em termos de números de visitantes, mas também em termos de diversidade e inclusão. Pretendemos implementar programas educativos mais abrangentes, estabelecendo parcerias com escolas locais, para deste modo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda da história das Misericórdias e do nosso património cultural.

A digitalização das nossas coleções é um sonho que pretendemos concretizar no futuro, permitindo o acesso remoto a conteúdos educativos e ao nosso acervo, ampliando assim o nosso impacto para além das paredes físicas do museu. Queremos tornar a história das Misericórdias mais acessível e relevante para as gerações digitais, garantindo que o conhecimento seja transmitido de maneiras inovadoras e envolventes.

O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra está comprometido em ser não apenas um guardião do passado, mas um catalisador ativo na construção de um futuro culturalmente enriquecedor. Com o apoio contínuo da comunidade, parceiros e colaboradores, estamos confiantes de que os próximos anos serão marcados por sucessos renovados e conquistas notáveis, consolidando o nosso lugar como um meio de divulgação do movimento confraternal português.'

Voz das Misericórdias, edição de dezembro de 2023