Em jeito de balanço, o VM convidou dez profissionais de Misericórdias para refletirem sobre o trabalho realizado e os principais desafios para o futuro próximo. O mote deste convite foi inspirado por uma frase do Papa Francisco: “A escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação”. A escuta é aquilo que tentamos, diariamente, praticar no VM. Ouvir para, depois, dar a conhecer as histórias mais inspiradoras das Santas Casas, que consideramos terreno fértil para transformação de vidas e para a cidadania ativa.

Em 2024, o administrador delegado do hospital da Misericórdia de Lousada, Bruno de Sousa Martins, aposta na “diferenciação, inovação e expansão”, com o objetivo de melhorar a eficiência e qualidade das respostas, em diferentes áreas.

'Fazer mais e melhor porque ainda há muito a ser feito

À medida que nos despedimos de um ano desafiador é imperativo refletirmos sobre o trabalho desenvolvido, assim como traçarmos as perspetivas para o ano de 2024. Administrar uma instituição como a Misericórdia de Lousada tem desafios que podemos apelidar como naturais, mas, desde que assumi funções em 2020, surgiram inúmeros fenómenos sociais e económicos, tais como a pandemia, os conflitos armados, a inflação, a instabilidade dos mercados financeiros, entre outros, que se juntam e combinam numa receita perfeita para travar o crescimento das instituições.

No entanto, a instituição enfrentou de forma muito positiva estes desafios e prosperou num ambiente difícil, sem preconceitos nem resignações prematuras. Apostamos na ação como elemento principal para o avanço das nossas valências, investimos, empreendemos e restruturamos, potenciando assim a capacidade de resposta da Misericórdia de Lousada a vários níveis.

Para 2024, na Misericórdia de Lousada, vamos continuar a apostar na sua diferenciação, inovação e expansão, com o intuito de melhorar as medidas operativas, reduzir o desperdício e obter resultados de excelência nas áreas da saúde, social e infância.

O nosso foco para o futuro será observar toda a atividade desenvolvida segundo quatro perspetivas importantes, dando resposta a quatro questões básicas: Como nos veem os nossos utentes? (perspetiva do utente); Em que devemos sobressair? (perspetiva interna); Podemos continuar a melhorar e a criar valor? (perspetiva de inovação e aprendizagem); Como nos veem os stakeholders? (perspetiva financeira).

Conseguir responder a estas questões permite-nos otimizar a gestão, melhorar a qualidade, promover o trabalho em equipa, orientarmo-nos para o utente e dirigir com uma visão de longo prazo.

Celebramos com entusiasmo o trabalho desenvolvido até ao momento, a resiliência e solidariedade que emergiu dos nossos colaboradores e parceiros, mas pensando sempre nos desafios que nos trará este ano novo.

A nossa missão será sempre fazer mais e melhor porque ainda há muito a ser feito. Independentemente do que aconteça em 2024, sabemos que um mundo em constante mudança é um mundo ilimitado de oportunidades e na Misericórdia de Lousada estamos preparados para abraçar novos desafios e continuar a ser uma instituição de referência a nível nacional.'

Voz das Misericórdias, edição de dezembro de 2023