Mais de quatro mil artigos de vestuário foram entregues pela ASAE a oito Misericórdias do distrito de Bragança

Mais de quatro mil artigos de vestuário foram entregues pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a oito Misericórdias do distrito de Bragança. A entrega decorreu a 27 de maio em Macedo de Cavaleiros, seguida de uma sessão formativa sobre “Boas Práticas na Manipulação e Confeção de Géneros Alimentícios na Restauração Coletiva”.

“O protocolo firmado entre a ASAE e a UMP em 2018 assegura as doações realizadas. Todavia, em contexto pandémico, o objetivo principal foi a realização da sessão pública de esclarecimento para divulgar a nova ficha técnica sobre a restauração coletiva, destinada ao pessoal que presta serviço nas cozinhas de todas as Misericórdias do distrito de Bragança”, refere o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

Face à doação das 4 771 peças, num valor aproximado de 38 739 euros, a reação dos provedores foi “de agradecimento, considerando as doações de muita utilidade e um apoio para os seus utentes/comunidade beneficiária”.

Aproximadamente 600 peças de roupa ficaram na Misericórdia de Macedo de Cavaleiros. O provedor destaca a “mais-valia e utilidade” deste contributo numa altura em que a instituição está “com dificuldades em dar resposta aos vários pedidos de ajuda face ao contexto da atual situação epidemiológica”. “Era importante que outros organismos tivessem a mesma política social e seguissem o exemplo da ASAE”, acrescenta Alfredo Castanheira Pinto.

A distribuição será feita ao longo do ano conforme as necessidades e solicitações, cumprindo com a obrigatoriedade de retirar ou ocultar todos os sinais identificativos das marcas apostas nas peças. “Devido à situação de pandemia, as famílias ficaram mais vulneráveis e muitas sem recursos para satisfazer as suas necessidades. Por isso, a entrega destas peças de vestuário e calçado vai permitir que canalizem os poucos rendimentos para bens de primeira necessidade urgentes como a alimentação e a medicação”, sublinha o provedor macedense.

Na Santa Casa de Carrazeda de Ansiães, as 596 camisetas vão ajudar a “minimizar alguns casos de pobreza existentes no concelho”. “Iremos tentar articular também a distribuição junto dos beneficiários do POAPMC (Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas)”, acrescenta o provedor Ricardo Pereira. Esta já não é a primeira vez que recebem esta ajuda, o que tem sido “bastante importante”. “Já tivemos uma situação anterior com alimentos e tem resultado bastante bem”, lembra.

Em Mirandela, o provedor Adérito Cardoso Gomes assegura que as 476 t-shirts serão oferecidas, ao longo dos próximos meses, a pessoas necessitadas, “nomeadamente a alguns utentes dos nossos lares e do serviço de apoio domiciliário, mas também a beneficiários do banco solidário e do POAPMC”.

“Neste contexto de pandemia é imprescindível reforçar a substituição do vestuário dos idosos, como medida preventiva e as novas peças garantem também mais conforto.” É assim que o provedor Carlos Pousado avalia o impacto dos 400 bens que chegaram à Santa Casa de Alfândega da Fé. Foi a primeira vez que a instituição beneficiou de um donativo desta natureza, mas “está recetiva a iniciativas futuras que possam contribuir para o conforto dos utentes, que na sua esmagadora maioria constituem o extrato mais desfavorecido da nossa sociedade”.

A Misericórdia de Miranda do Douro recebeu 576 t-shirts, que estão a ser distribuídas a utentes, trabalhadores e comunidade, principalmente aquela que é beneficiária de apoio alimentar. “O donativo é sempre bem-vindo, todavia poderia estudar-se outros produtos que fossem ao encontro das problemáticas, no nosso caso, mais na área do envelhecimento e 1ª e 2ª infâncias. A realidade cultural também poderia ser considerada, uma vez que há determinadas peças de roupa que a população mais envelhecida não tem por hábito usar”, alerta a coordenadora geral, Elisabete Lavrador.

As Santas Casas de Vila Flor, Santulhão e Freixo de Espada à Cinta foram também contempladas nesta doação da ASAE que, assim, “salva da destruição” o material apreendido em contexto de fiscalização e salvaguarda a não recolocação no circuito comercial. “A ASAE tem desenvolvido uma articulação com os operadores judiciários, económicos e associativos, passando a dar especial ênfase à sensibilização das entidades judiciárias no sentido de decisão destinada a doação, uma vez que no passado, esta opção nem sempre estava presente em sede de decisão judicial”, frisa Pedro Portugal Gaspar.

De 2016 até agora, a ASAE já doou 8 671 unidades de vestuário/calçado e 250 kg carne e produtos cárneos às 14 Misericórdias do distrito de Bragança. No âmbito da sua política de responsabilidade social, tem como objetivo estratégico em 2021 “cobrir territorialmente o País com doações com uma meta variável estabelecida entre 13 a 15 distritos”.

Voz das Misericórdias, Patrícia Posse // Foto: Rita Lino/Rádio Onda Livre