A Misericórdia de Boliqueime é uma das 12 instituições beneficiárias da campanha de Natal “Votos Felizes” do Grupo Os Mosqueteiros que, em parceria com a ENTRAJUDA, vai oferecer 162 mil euros a 12 causas de instituições de solidariedade social. Com o valor doado, a Santa Casa quer adquirir camas articuladas e renovar o posto médico do lar de idosos.

“Ficámos muito felizes quando soubemos que eramos uma das instituições escolhidas para esta campanha solidária, queremos comprar 30 camas articuladas e renovar o nosso posto médico, o que com esta ajuda pode ser possível”, começou por dizer ao VM a provedora da Misericórdia de Boliqueime.

A prioridade da Santa Casa “é o bem-estar dos idosos”, por isso a verba angariada vai ser canalizada, em primeira instância, para a compra das “camas articuladas”. Apenas “se sobrar dinheiro” é que instituição avança para as renovações do posto médico, “que necessita de novo mobiliário”, explicou Sílvia Sebastião.

O valor máximo que a Misericórdia pode angariar nesta campanha é de 15 mil euros. A provedora disse ao VM que espera “chegar a esse valor”, mas ressalva “que tudo o que vier é bem-vindo”. A 12 de dezembro, e ainda com 8 dias de campanha pela frente a Santa Casa contava já com mais de 7.928 euros angariados.

Num ano particularmente difícil para a instituição algarvia, marcado pela Covid-19 nos primeiros meses desta pandemia em Portugal, esta ajuda “é uma lufada de ar fresco” que vai, segundo Sílvia Sebastião, permitir à Misericórdia “melhorar as condições de vida dos idosos e consequentemente ajudar os funcionários no desempenho das suas funções diárias, nomeadamente na hora das refeições e higiene dos doentes dependentes”.

A provedora da Santa Casa de Boliqueime deixa um apelo ao voto, e relembra que “neste caso ser solidário custa muito pouco, é um voto na internet que para nós significa muito. Esperamos que todos se juntem a nós e votem.”

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves