Misericórdia de Braga e Universidade do Minho promovem curso online sobre a história das epidemias, de 7 de maio a 14 de junho

A Misericórdia de Braga e o Laboratório de Paisagens, Património e Território - Lab2PT, da Universidade do Minho, uniram esforços para promover um curso online sobre a história das epidemias em Portugal, de 7 de maio a 14 de junho, que reflete sobre o modo como as sociedades encararam e combateram as epidemias, em contextos diversos, e analisa os impactos económicos, sociais, mentais, demográficos e culturais delas resultantes.

No atual contexto, a comissão organizadora entendeu ser pertinente “aprofundar conhecimentos sobre epidemias e de o fazer ao longo da história, dando a conhecer os circuitos de propagação e contágio, a disseminação, as políticas públicas, as diferentes vagas das doenças, os grupos de risco, o impacto das epidemias, o medo, a morte”, notou a coordenadora científica do curso, Marta Lobo (Universidade do Minho).

Ao longo de cinco sessões, os investigadores e docentes convidados (Arnaldo Melo, Laurinda Abreu, Marta Lobo, Alexandra Esteves, Constantino T. Sakellarides) vão abordar as epidemias em Portugal na Idade Média (causas, vivências, formas de prevenção e de cuidar), a relação com o poder político nos séculos XVI-XVIII (modelos de quarentena, confinamento e segregação), as epidemias em Braga na Idade Moderna (incidência no hospital de São Marcos, etc.) e na atualidade.

O curso propõe uma viagem temporal, desde a Idade Média aos nossos dias, pela evolução da saúde pública, doenças e principais efeitos das epidemias, em termos políticos, económicos, culturais e religiosos. O contributo da academia e historiadores nesta matéria é entendido, por Marta Lobo, como “imprescindível” para a compreensão, contextualização e análise do fenómeno, numa perspetiva interdisciplinar, recorrendo para tal a “muitas fontes existentes, preservadas em arquivos públicos e particulares”, onde se incluem as Misericórdias.

Segundo a historiadora e investigadora do Lab2PT, os arquivos das Santas Casas refletem o seu “enorme” papel em termos de cuidados de saúde, e em particular no campo de saúde pública, ao longo das Idades Moderna e Contemporânea. A documentação conservada revela a “forma como funcionavam os hospitais em períodos de epidemias, demonstrando as dificuldades sentidas, o caos instalado, as medidas tomadas e o aumento das despesas”.

Em tempo de epidemias, Marta Lobo relata que as enfermarias dos hospitais ficavam sobrelotadas, obrigando a soluções criativas para ampliar os espaços de internamento e reforçar os profissionais de saúde. “Doenças como a varíola, a febre amarela, a peste bubónica, o tifo, a cólera, a raiva, a tuberculose e mais recentemente a pneumónica, a gripe e a Covid-19, entre outras, deixaram marcas nos hospitais, onde se encontram, por vezes, placas alusivas aos profissionais que tombaram com as doenças que contraíram no exercício da sua profissão”.

A estreita relação de parceria com as universidades e, em particular, com o Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT), da Universidade do Minho, não é de agora. Nos últimos anos, como resultado deste esforço e preocupação em promover o estudo e divulgação da história das Misericórdias, a Santa Casa de Braga dinamizou seminários, eventos culturais variados e foi pioneira na dinamização de cursos inéditos, primeiro sobre a história dos hospitais portugueses, em 2019, e agora sobre a história das epidemias em Portugal.

“A Misericórdia de Braga nos últimos anos, sobretudo na última década, tem promovido uma grande ação e desenvolvimento da cultura, quer na historiografia e não só, como também na promoção de exposições de arte, colóquios sobre a diáspora sefardita e uma série de atividades, onde se inclui agora este curso”, adiantou ao VM o provedor Bernardo Reis.

No atual contexto de pandemia, a organização entendeu adaptar os moldes do evento ao online, facilitando a participação de investigadores, historiadores e público em geral, oriundos de vários pontos do país e mesmo além-fronteiras. “Essa é uma das vantagens do curso online, temos prevista a participação de outros países, Brasil e Espanha, por exemplo”, destaca.

À semelhança de iniciativas anteriores, está prevista a publicação das intervenções dos oradores convidados a ministrar as sessões para garantir a transmissão futura dos conhecimentos. Para mais informações e inscrições visitar o site https://cursoepid.wixsite.com/2021.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas