O fim de semana dos festejos em honra de Nossa Senhora das Candeias é um dos momentos mais importantes e mais participados na vila de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, e este ano a Misericórdia local associou-se de uma forma especial ao programa, através da inauguração das obras de reabilitação e requalificação do seu antigo albergue.

Assim, o dia 4 de fevereiro ficou marcado como mais um dia feliz na já longa história da Misericórdia de Cabeço de Vide, que recebeu com muito agrado e orgulho a população, bem como os muitos visitantes da vila, na inauguração da renovação deste espaço que é muito especial para a comunidade vidense.

O albergue da Misericórdia serviu nos últimos 70 anos como local de convívio para as mais diversas atividades e iniciativas que ali eram dinamizadas. No entanto, com o passar dos anos, foi ficando deteriorado e chegou a um estado de degradação que tornou impossível a sua utilização e a instituição viu-se mesmo obrigada a encerrá-lo.

Mas graças a uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Fronteira e a Santa Casa foi possível ao município avançar com uma candidatura a fundos comunitários para o financiamento da obra, que representou um investimento global de 240 mil euros, tendo sido financiada em 62%. Após vários meses de obras para remodelação e reabilitação, o albergue voltou à sua função de servir a comunidade.

O presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, congratulou-se por ter surgido esta oportunidade de financiamento e por ter sido possível concretizá-la. “De outra forma, a instituição não teria condições para o fazer e todos reconhecemos a importância deste espaço que, ao longo dos anos, tem vindo a desempenhar uma função social e de desenvolvimento das atividades culturais da freguesia de Cabeço de Vide”, afirmou.

O autarca revelou ainda o “sonho” de que este investimento seja apenas o princípio de mais investimentos, anunciando a intenção que a Santa Casa tem de, no pátio do edifício, poder vir a ser construída uma unidade de cuidados e apoio a demências. “É algo que ambicionamos para Cabeço de Vide, porque representa mais postos de trabalho e estamos a aguardar que surja a possibilidade de conseguirmos financiamento, pois trata-se de um investimento muito grande que nem o município nem a Misericórdia, sem apoios, consegue fazer”, esclareceu Rogério Silva.

O provedor Domingos Madeira mostrou-se muito feliz com esta inauguração, realçando as condições físicas e de acessibilidade de que agora o albergue dispõe para continuar a ser palco de novas histórias e memórias dos videnses. Conforme explicou, o espaço “estava completamente degradado” e, “felizmente, com o apoio da Câmara, que nos deu a mão nesta empreitada, conseguimos dar-lhe uma nova vida, para que possa continuar a ser usado por toda a população nas mais diversas atividades, como sempre aconteceu nas últimas décadas”.

Recordando que o albergue foi palco para casamentos e batizados, apresentações de teatro, folclore, muitos bailes e outras festas, Domingos Madeira reforçou a intenção de ali instalar uma unidade de apoio a demências, que “será, sem dúvida, uma mais valia para Cabeço de Vide e para a sua população”, concluiu.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão