Promover a troca de experiências entre técnicos do setor social e dotá-los de novas ferramentas e competências são os grandes objetivos das Jornadas Técnicas da Misericórdia das Caldas da Rainha que se realizaram pelo nono ano consecutivo. Subordinadas ao tema “Sinergias nas Organizações Socias”, as jornadas contaram, nos dias 11 e 12 de abril, com a participação de cerca de 150 técnicos.

Organizado pelo Gabinete de Recursos e Inovação Social (GRIS) da Santa Casa, este encontro é dividido em dois momentos distintos, como contou ao VM João Fernandes, psicólogo clínico da instituição. “A parte da manhã é mais clássica, temos um painel com oradores e com um momento para perguntas e respostas.

Durante a tarde a estrutura muda e temos oficinas mais práticas, em que o trabalho é baseado na troca e partilha de experiências. Todos temos realidades muito diferentes e esta troca de experiências acrescenta-nos valor enquanto profissionais e ajuda-nos a encontrar soluções para problemas comuns”.

O primeiro dia das jornadas ficou marcado por questões relacionadas com as crianças e jovens “em especial com a guarda das crianças em caso de separação dos pais, os conflitos entre pais após o divórcio, a institucionalização das crianças e a enurese infantil (perda involuntária de urina, de dia ou de noite)”, contou o técnico.

Os seniores foram o mote para o segundo dia. João Fernandes disse que o tema “chapéu” deste painel é o bem-estar dos idosos, sendo que depois são abordados temas mais específicos. “Este ano estivemos atentos à estimulação cognitiva e cerebral e a modelos diferentes de trabalhar nos lares, ou seja, um modelo mais humanista. Abordamos ainda questões como a incontinência e a prevenção de quedas”.

Este ano as jornadas da Misericórdia de Caldas da Rainha contaram com a participação 149 pessoas, sendo a grande maioria técnicos vindos de outras Santas Casas, de centros paroquias e outras IPSS.


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves