A Misericórdia de Cantanhede dinamizou, nos dias 6 e 7 de maio, a 4ª edição da iniciativa ‘Lavo daí as minhas mãos’

A Misericórdia de Cantanhede, através do grupo de trabalho que intervém na área da prevenção e controlo da infeção, dinamizou, nos dias 6 e 7 de maio, a 4ª edição da iniciativa “Lavo daí as minhas mãos”. Sensibilizar utentes e colaboradores para a importância da higienização das mãos é um dos principais objetivos desta ação que celebra ainda o dia mundial da higiene das mãos, celebrado anualmente a 5 de maio.

O ano de 2020, com o surgimento do vírus que provoca a doença de Covid-19, trouxe uma nova atenção para a prática adequada de higienização das mãos. Por todo o mundo, a higiene das mãos foi apontada como fundamental na prevenção de infeções e de transmissão do vírus. Mas se só agora o mundo ‘despertou’ para a importância de uma higienização bem-feita das mãos, na Misericórdia de Cantanhede esta problemática vem sendo trabalhada “junto de idosos, crianças e colaboradores da instituição há já quatro anos”, começa por contar ao VM Brunho Abrunheiro, enfermeiro e membro do grupo de prevenção e controlo de infeção da Santa Casa.

“Com esta iniciativa queremos desmistificar a lavagem das mãos, que não é tão linear quanto parece. Queremos sensibilizar para a importância da higiene das mãos e ainda chamar atenção para a importância da prevenção e controlo de infeção dentro da instituição”, explicou o enfermeiro.

Este ano para além de um momento lúdico e intergeracional, que envolveu as crianças das creches e os idosos, a iniciativa “Lavo daí as minhas mãos” contou com dois momentos formativos, um para os funcionários e utentes da unidade de cuidados continuados e outra para os funcionários da cozinha e lavandaria da instituição.

Segundo Bruno Abrunheiro, o grupo de trabalho tenta “sempre abranger as diversas áreas da Santa Casa, não atuamos só junto das áreas da saúde, porque é importante sensibilizarmos todos os funcionários para a questão da higienização das mãos”. Este ano 140 pessoas, entre idosos, crianças e colaboradores da Misericórdia participaram na iniciativa que durou dois dias.

Para Bruno Abrunheiro, a “iniciativa foi um sucesso” e por incluir as crianças da creche “acabamos por atuar também ao nível da saúde pública, uma vez que ao sensibilizarmos as crianças para esta temática, elas depois passam a mensagem em casa. Ou seja, acabamos por colocar toda a gente a pensar nesta questão”.

A lavagem das mãos com água e sabão ou a higienização com solução alcoólica impede em 40% a incidência de novas infeções.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves