A Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede está a incentivar os seus colaboradores a deslocarem-se de bicicleta

Numa altura em que se fala tanto na pegada ecológica e nas emissões de carbono, a Misericórdia de Cantanhede está a incentivar os seus colaboradores a deslocarem-se de bicicleta. O projecto BiciCórdia consiste num sistema de cedência gratuita e renovável de bicicletas aos colaboradores desta instituição, para deslocações mais amigas do ambiente.

Ao procurar recuperar uma tradição das povoações da Gândara e da Bairrada, muito vincada localmente, o provedor Rui Filipe Rato estranha que a autarquia cantanhedense, a exemplo de outros municípios com “terra plana”, não tenha promovido qualquer iniciativa relacionada com as antigas bicicletas pasteleiras. “Assim, numa dimensão mais pequena, quisemo-las trazer para a Misericórdia, envolvendo, para já, um décimo dos nossos colaboradores e disponibilizando treze bicicletas e os respetivos kits de segurança, com capacete e colete”, declara este responsável ao Voz das Misericórdias.

Numa estratégia de sustentabilidade alargada, o projecto BiciCórdia constitui uma forma de a Misericórdia de Cantanhede contribuir para “a melhoria da qualidade ambiental, com a diminuição das emissões de carbono”. Reconhecendo que a pegada ecológica é um indicador da quantidade de recursos consumidos, Rui Rato diz que “esta prática de bem-estar e de saúde representa um exemplo para os próprios filhos” dos muitos funcionários que querem aderir ao projeto. “Os interessados são em maior número do que as bicicletas atualmente disponíveis”, afirma o provedor da instituição. Por isso, vão ser tidos em conta alguns critérios, privilegiando a proximidade, na cedência temporária dos velocípedes (ou BiMis) prontos para circular na cidade de Cantanhede, “neste programa que alia a tradição à inovação”.

Igualmente associado à procura dos estilos de vida saudável e à redução da pegada ecológica, está também a circular no “campus” desta Santa Casa um carro elétrico de apoio, comparticipado pela Fundação La Caixa, disponível para a deslocação interna dos utentes dos três lares e para os serviços de lavandaria e de cozinha, abrangendo a distribuição das refeições diárias.

Voz das Misericórdias, Vitalino José Santos