A Misericórdia da Chamusca vai transformar o antigo centro de saúde numa unidade de convalescença, com 14 camas. A obra conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento superior a 700 mil euros.

De acordo com o provedor Nuno Castelão, em declarações ao Notícias de Sorraia, a nova unidade vai ocupar o primeiro piso do edifício, onde funcionava o centro de saúde, juntando- -se às tipologias de cuidados continuados já oferecidas pela Santa Casa: média duração e reabilitação, com 25 camas, e longa duração e manutenção, com 23 camas. A antiga unidade de saúde da Chamusca encontrava-se desativada há cerca de um ano.

Ao VM, a diretora financeira da instituição, Maria Teresa Barreto, adiantou que o projeto se encontra numa fase inicial, estando a conclusão prevista para 30 de junho de 2026. “Fez-se o lançamento do concurso público na plataforma e aguardamos as propostas”, referiu.

A nova unidade de convalescença irá ocupar o primeiro piso do edifício onde funcionava o centro de saúde, sendo que nos restantes pisos funcionam já as restantes unidades geridas pela Misericórdia da Chamusca. Espera-se que a empreitada fique concluída ao fim de 180 dias após adjudicação. A resposta vai criar 14 postos de trabalho.

Nos planos da Santa Casa, está também a requalificação das áreas exteriores da creche, contando para o efeito com o apoio do PRR. Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca acompanha diariamente mais de 200 pessoas, contando com 130 trabalhadores.

Voz das Misericórdias