Dinamismo foi palavra de ordem na Misericórdia de Coimbra, durante o mês de setembro. Seguindo uma estratégia alicerçada na comunicação, valorização da história e património e participação ativa da irmandade e comunidade, a instituição promoveu homenagens a funcionários e provedores eméritos, admissão de novos irmãos, concertos na capela e tertúlias sobre tecnologia, por ocasião do 518º aniversário. Um novo site, com bilheteira online para os visitantes do museu, foi uma das novidades apresentadas nestes dias de festa.

Para o provedor da Misericórdia, o vasto programa de atividades concretiza um dos objetivos definidos pela mesa administrativa no início do mandato: “irmandade aberta”. Aberta ao diálogo com a comunidade, através de debates, mesas redondas e concertos de música sacra na capela, por um lado, e aberta à inovação e mudança, por outro.

A tecnologia, neste caso, assume-se como um importante aliado na divulgação e abertura da Misericórdia à comunidade, tornando as “instituições mais apelativas e acessíveis a toda a gente”, como revelou ao VM José Vieira. A estreita colaboração com a empresa Dropmind, tendo em vista a valorização do espaço museológico através de uma aplicação informática (E-museum), é exemplo desta aposta no “acesso à cultura e ao património a todos sem exceção”. 

Atenta à acessibilidade das plataformas de comunicação online (página web, facebook e instagram), a mesa administrativa decidiu ainda reformular o site de modo a torná-lo mais dinâmico, interativo e facilitar a leitura em dispositivos móveis (smartphones e tablets).

As potencialidades desta e outras ferramentas foram debatidas no dia 14 de setembro, numa mesa redonda dedicada ao papel das tecnologias da informação em instituições seculares desta natureza. Para a discussão, foram convidados os representantes de duas jovens empresas tecnológicas de Coimbra, iClio e Dropmind, e o diretor do Gabinete de Património Cultural da União das Misericórdias, Mariano Cabaço. 

Para o provedor da instituição centenária, a valorização de um legado com mais de cinco séculos passa ainda pelo reconhecimento dos colaboradores que todos os dias asseguram o apoio prestado a mais de duas centenas e meia de utentes. O primeiro dia de comemorações foi, por isso, dedicado, aos “colaboradores com 25 anos de casa” e ao grupo de funcionárias do Centro de Apoio à Terceira Idade que concluiu recentemente o processo de “Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais”, na categoria de agente em geriatria. 

A admissão de 22 novos irmãos, com idades compreendidas entre os 30 e 60 anos e profissões ligadas ao setor empresarial e académico, foi outro dos pontos altos das festividades, assinalado durante a eucaristia celebrada pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. A entrada de novos irmãos, e em particular com uma média de idades baixa, vai permitir na opinião do atual provedor, rejuvenescer a irmandade e imprimir nova dinâmica à Santa Casa de Coimbra.

A par da participação ativa da comunidade e irmandade, que surpreendeu pela positiva a mesa administrativa, associaram-se a esta efeméride os representantes da Câmara Municipal de Coimbra, centro distrital da Segurança Social, GNR, entre outras entidades locais.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas