“Trocamos no papel uma série de ideias que são de fácil concretização”, referiu o provedor, considerando tratar-se de “uma atividade de intervenção social de ponta”. Ou seja, a parceria entre as duas instituições permitirá o desenvolvimento de estudos de investigação nos domínios da saúde mental e do planeamento familiar, bem como em áreas relacionadas com psicologia e serviço social. “É uma componente universitária que a Misericórdia necessita de trazer para dentro de si”, observou Tiago Mariz.
“Temos as pessoas e as valências sociais tradicionais”, recordou o provedor, sublinhando que, com esta parceria, existem “projetos que implicam o desenvolvimento de uma qualidade que tem de ser monitorizada por conhecimento científico”. “E a nossa ligação ao Instituto Superior Miguel Torga é, precisamente, nisto”, esclareceu o responsável, visando melhorar a resposta social do Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) nas valências de lar, de centro de dia e de serviço de apoio domiciliário. No entanto, a Misericórdia de Coimbra pretende criar nessa estrutura um Laboratório de Envelhecimento Ativo, entre “outras valências, já negociadas com o Instituto Superior Miguel Torga”.
“Temos, ali, um campo de atuação”, frisou o provedor, antevendo uma complementaridade técnica e científica que possibilite a realização de estágios, estudos situacionais e levantamentos “quase estatísticos”, no âmbito de diferentes graus académicos, no contexto do ISMT e de outros estabelecimentos universitários locais. “É nessa linha que, numa primeira fase, temos a intenção de desenvolver este protocolo”, acentuou o mesmo responsável.
Outra das vontades comuns ao ISMT e à Misericórdia de Coimbra tem a ver com a humanização na prestação de cuidados, dando continuidade a um curso realizado em Cantanhede, mas alargado aos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
A Misericórdia de Coimbra e o ISMT ponderam ainda cooperar num conceito modular que servirá de residência a estudantes deste estabelecimento de ensino superior, em que os alunos alojados nas instalações do antigo Seminário dos Dehonianos (Instituto Missionário do Sagrado Coração) vão coabitar ou partilhar o lar residencial para idosos no mesmo espaço, sob gestão da Misericórdia de Coimbra.
Voz das Misericórdias, Vitalino José Santos