A equipa feminina da Misericórdia de Condeixa-a-Nova sagrou-se campeã no Torneio Interassociações de Futsal (TIA), que este ano reuniu 780 atletas e 51 equipas em campo.

Na presente edição, a Santa Casa do distrito de Coimbra arrecadou igualmente o prémio de melhor guarda-redes (Carla Leonardo) e melhor marcadora do torneio (Isa Fontes). Pela primeira vez, em sete anos, a instituição foi também representada por uma equipa masculina. 

De 28 de maio a 18 de julho, o grupo de onze atletas com idades entre os 19 e 45 anos disputou o troféu com cinco equipas, tendo marcado mais de 30 golos. Sem treinos ou preparação conjunta, as jogadoras entram em campo com um “enorme espírito de união e festa”, sem esperar prémios em troca. “Tudo o resto vem por acréscimo. Mas foi ótimo para a Misericórdia arrecadar este prémio tendo em conta que começámos há 7 anos e perdíamos todos os jogos no início”, recorda Isa Fontes, marcadora da equipa. 

Carla, Maria, Sandra, Hélia, Clara, Mariana, Tânia, Juliana, Isa, Olímpia e Sónia são colegas de trabalho, amigas e parceiras em campo. Algumas trabalham nas respostas sociais de infância e terceira idade da instituição, outras já se conheciam e uma delas é mãe de uma criança que frequenta a creche. Apenas quatro são federadas, a nível nacional e distrital (Campeonato Nacional de Futsal, Campeonato de Promoção de Futebol Feminino, Campeonato Distrital), e devido a incompatibilidades de horários é raro juntaram-se para treinar antes dos jogos. 

“Os treinos literalmente não existem. Não há rotinas no resto do ano. Cada uma tem o seu trabalho, mas algumas de nós jogamos de forma federada durante o resto do ano”, conta a jovem atleta de 25 anos, Isa Fontes. 

A presente edição do TIA ficou igualmente marcada pela estreia da equipa masculina da Santa Casa, no escalão de “veteranos masculinos”. Constituída pelo diretor-geral, amigos e pessoas da comunidade, a equipa de 10 atletas quis associar-se ao ambiente festivo vivido dentro e fora da instituição. Não é por acaso que é considerado o equivalente ao “campeonato do mundo” em Condeixa-a-Nova, revelou-nos em 2017 o diretor-geral Jorge Costa. 

Todos vibram com as vitórias alcançadas num dos maiores eventos desportivos do concelho. Funcionários de todas as respostas sociais (lar de idosos, creches, centros de dia, etc), amigos, utentes e concidadãos de várias partes do município, num total de perto de uma centena de pessoas. Em todos os jogos, a claque da Santa Casa marca presença entoando cânticos de incentivo e hasteando faixas com o brasão da instituição. “Foram incansáveis e fantásticos. No final de cada jogo, juntávamo-nos para comer o farnel preparado pelas senhoras das cantinas”, resumiu Isa Fontes.  

Como já é tradição, no final de cada campeonato, os atletas reúnem-se num jantar comemorativo, que coincide habitualmente com as Festas de Santa Cristina (24 de julho), padroeira da cidade, com direito a um feriado municipal. 

A Misericórdia de Condeixa-a-Nova participou pela sétima vez neste evento organizado pelo município que, segundo o treinador e diretor-geral, Jorge Costa, tem ajudado a reforçar o “espírito de equipa e partilha” nos vários equipamentos da instituição.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas