A Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento organizou, no sábado, dia 16 de novembro, o ‘Bebés e Barriguinhas’, uma feira destinada a grávidas e bebés que visou esclarecer e colocar em diálogo diversas perspetivas sobre os desafios da parentalidade.

O evento, que decorreu no Centro Cultural do Entroncamento, entre as 10h00 e as 18h00, surgiu de uma necessidade identificada pela Misericórdia. Na localidade, os apoios, sobretudo aos “pais de primeira viagem” são escassos, conforme revelou a responsável pelo evento, Joana Sá Pinto.

“Os pais de primeira viagem, por mais que se tentem preparar e por mais ansiosos que estejam para cuidar de um recém-nascido, muitas vezes são apanhados de surpresa em algumas situações”, disse, revelando que, ela própria, sentiu essas dificuldades.

Foi desta forma que pensou em lançar o ‘Bebés e Barriguinhas’, que contou com um mercadito - com a presença de várias marcas nacionais, que divulgaram os seus produtos - assim como de comerciantes locais com produtos direcionados a este público.

O evento contou ainda com a realização de workshops sobre segurança rodoviária, dinamizado pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), sobre nutrição infantil, dinamizado pela nutricionista Catarina Silva, e sobre “As Birras”, uma ação mais prática e de partilha, impulsionada pela psicóloga Joana Santos.

“Tivemos casa cheia, o que significa que este tipo de iniciativas tem muito interesse. Quando nasce um bebé, nascem também dúvidas nos pais. E estas sessões de esclarecimento, gratuitas, abordaram temáticas relevantes”, disse ainda a responsável pelo evento e pela comunicação da Santa Casa do Entroncamento.

A instituição esteve presente com rastreios gratuitos a grávidas (medição da tensão arterial, da frequência cardíaca, da glicémia, da saturação de oxigénio, entre outros). Também técnicos da Bebé Vida estiveram presentes durante todo o evento para a realização de Ecografias 4D.

Segundo o provedor da instituição, esta feira representou uma forma de a Misericórdia mostrar os serviços que presta à comunidade. “O evento insere-se numa dinâmica de crescimento e expansão de novos serviços clínicos prestados pela Santa Casa no Hospital de São João Baptista, nomeadamente consultas nas áreas da ginecologia, incluindo a cirúrgica, obstetrícia e pediatria, com a consciência da máxima importância que têm as consultas pré-natais e preparação do parto”, esclareceu.

Para Firmino Falcão, o envelhecimento demográfico tem como efeito “o declínio populacional que é uma evidência na nossa sociedade, e com penosos efeitos para o futuro, o que nos conduz a uma urgência máxima: o incremento da natalidade”.

Assim, temas como “a maternidade e a paternidade e direitos conexos não podem sair de cima da mesa e, sobretudo, de práticas e iniciativas concretas como esta feira.

Além da atenção à natalidade, o provedor contou ao VM que a Misericórdia do Entroncamento está a abraçar novos projetos e causas.

O Hospital São João Baptista tornou-se, recentemente, um ponto de apoio aos peregrinos, passando, assim, a disponibilizar consultas de enfermagem gratuitas a todos os peregrinos que procurem apoio aquando a sua passagem no concelho do Entroncamento. Além disso, a Santa Casa está a distribuir alimentos às famílias do concelho, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, e prepara-se para reabilitar o Lar Fernando Eiró Gomes, através de uma candidatura ao Portugal 2020.

Firmino Falcão, provedor da Misericórdia, defende que é fulcral a constante adaptação às novas realidades e necessidades a nível social, sempre a par com a inovação, “sem descurar a importante sustentabilidade da instituição”.

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes