Terceira edição do estendal solidário foi dedicada especialmente às crianças e ao longo de três dias foram doadas mais de 2500 peças

O jardim do Paraíso, em Évora, voltou a encher-se de cor e de pessoas em mais uma edição do Estendal Solidário. Apesar dos dias cinzentos que se apresentaram a 31 de maio, 1 e 2 de junho, quem por ali passava não ficava indiferente ao mar de roupa, e não só, que estava exposto.

A III edição da iniciativa solidária da Santa Casa da Misericórdia de Évora - Estendal no Jardim- voltou a sair à rua e a ajudar centenas de pessoas, estando esta edição subordinada ao mote do Dia Mundial da Criança.

Apesar da data escolhida ser direcionada aos mais pequenos, havia peças para todas as faixas etárias. Ana Talhinhas, técnica da Misericórdia eborense, conta que durante os três dias da iniciativa, na qual foram doadas mais de 2500 peças de roupa, passaram pelo jardim pessoas singulares e famílias das mais diversas origens e com diferentes problemáticas associadas. “Uma panóplia de beneficiários que por norma não recorriam à loja social e que na sequência desta iniciativa passaram a ser beneficiários da loja e já recorreram a ela depois de terminado o Estendal Solidário”.

Durante os três dias em que as cordas estiveram esticadas no jardim do Paraíso, houve uma adesão significativa de famílias e pessoas com crianças que recorriam para ir buscar não só peças de vestuário e calçado, como também brinquedos para os mais pequenos. Era visível a felicidade das crianças após lhes ser atribuído um novo companheiro de brincadeira. Sofia Cardoso, funcionária da loja social, afirma que para si o mais importante é ver a felicidade na cara das pessoas e ver como as crianças ficam contentes com os seus brinquedos novos.

Cumprindo todas as condições de segurança, de acordo com as indicações da Direção-Geral da Saúde, este estendal ao ar livre foi sinónimo de felicidade e esperança para todos aqueles que por lá passaram à procura de algo. Dentro do jardim existia um circuito desenhado para entrada e saída do espaço, de forma a evitar o cruzamento entre pessoas que, à entrada, eram convidadas à desinfeção das mãos.

Sofia Cardoso acredita que esta é uma excelente iniciativa, pois “com o estendal na rua, as pessoas não se sentem tão envergonhadas, como quando se dirigem à loja”.

A terceira edição do Estendal Solidário terminou, mas a Misericórdia não fecha portas a futuras edições. “Enquanto fizer sentido o estendal será para continuar. Esta iniciativa é importante pois dá visibilidade a esta resposta que a Misericórdia tem. A loja social é feita de ofertas da comunidade, que tem sido bastante solidária e tem feito bastantes doações e é importante levar essas doações para o espaço público e dar a conhecer aos doadores a forma como os seus produtos são acarinhados e doados a quem deles mais precisa. Enquanto assim for, faz todo o sentido continuar a fazer o estendal solidário”, frisa Ana Talhinhas.

Apesar das cordas já terem sido recolhidas, a loja social da Misericórdia de Évora continua de portas abertas, a dar resposta às necessidades de pessoas de diferentes faixas etárias que mais precisam.

Voz das Misericórdias, Joana Mouquinho Penderlico