A Equipa Móvel Multidisciplinar de Intervenção Local Especializada e de Autoajuda (EMMILEA 2.0), da Misericórdia de Fátima-Ourém, foi novamente contemplada pelo programa Portugal Inovação Social 2030 (EMPIS), com um investimento total de quase 380 mil euros, dos quais 280 mil serão financiados pela União Europeia. O novo ciclo de financiamento garante a continuidade do EMMILEA até fevereiro de 2028, permitindo à equipa expandir a sua atuação e continuar a melhorar a qualidade de vida dos utentes.

Segundo nota enviada ao VM, o EMMILEA 2.0 surge como uma alternativa ao serviço de apoio domiciliário tradicional, oferecendo um modelo multidisciplinar de intervenção. O projeto tem como objetivo combater o isolamento social, promover a autonomia e enfrentar os desafios do envelhecimento. Desde a sua implementação, em 2022, a equipa é constituída por uma técnica de serviço social, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e musicoterapeuta, que, em conjunto, oferecem cuidados personalizados e individualizados aos utentes.

Agora, com o novo financiamento EMMILEA 2.0, o projeto irá expandir a sua intervenção para as freguesias limítrofes de Fátima e introduzir novas metodologias terapêuticas.

Na mesma nota, a Santa Casa de Fátima-Ourém também expressou “o seu sincero agradecimento aos 42 investidores sociais (entidades públicas e privadas da comunidade próxima) que contribuíram.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira