A Misericórdia de Santa Cruz das Flores dá vida a uma freguesia despovoada a noroeste da capital através de um centro de convívio onde funciona o único café das redondezas.

Localizada numa zona de altitude, a sete quilómetros de Santa Cruz, a Casa dos Cedros confeciona doces regionais e serve de espaço de confraternização para os utentes do lar e pessoas da comunidade.

Doada por um utente há largos anos, esta antiga habitação acolhe agora um bar e pastelaria, onde é comercializada doçaria inspirada nas receitas tradicionais da ilha, salgados, tartes e outras iguarias, estando igualmente disponível para fazer entregas mediante encomendas. 

Na freguesia envelhecida de Cedros, com meia centena de habitantes, este espaço ajuda, na opinião da provedora Dora Valadão, a “quebrar o isolamento só pelo facto de ter criado postos de trabalho, abastecer os turistas e ser elo de ligação entre as freguesias do concelho”.

Apesar de ser mais utilizado pelas pessoas de fora, em particular pelos turistas que procuram os encantos naturais da ilha, a Casa dos Cedros permitiu fixar um casal jovem natural da freguesia – que terá brevemente um filho - através da criação de dois postos de trabalho.

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.