O dia mundial da fotografia foi celebrado pelas Santas Casas com sessões fotográficas variadas e divulgação do património cultural

De norte a sul do país as Santas Casas aproveitaram o dia mundial da fotografia para eternizar momentos junto de utentes e trabalhadores e, ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade para a vivência nas instituições. Não faltaram apontamentos históricos, com a divulgação de espólio museológico relacionado com o tema.

Em Albufeira, os utentes do Lar Residencial São Vicente (na foto) foram retratados a fazer o que mais gostam, seja a ouvir música, tocar guitarra, na jardinagem ou jogar dominó. Segundo nota da Misericórdia, esta atividade foi “uma homenagem aos afetos e aos cuidados, à amizade e tudo o que proporciona um ‘brilho no olhar’ aos nossos utentes”. Além disso, refere a mesma nota, as imagens visam “despertar na comunidade uma visão positiva sobre a deficiência”.

Na Misericórdia de Mora, o fotógrafo José Artur Macedo aproveitou a efeméride para divulgar um conjunto de fotos sobre o funcionamento da unidade de cuidados continuados em contexto de pandemia. Planos intimistas e altos contrastes são o mote da sessão que, segundo nota da Santa Casa, assume um caráter educativo ao revelar a utilização de equipamentos de proteção individual, sinalética e outras medidas de segurança. Para a instituição, que partilhou o resultado final no Facebook, estas são imagens “que retratam o quanto tivemos de mudar e adaptar para impedir a disseminação da Covid-19”.

A norte, em Belmonte, a Misericórdia aproveitou a data para homenagear um grupo de artistas nacionais ao recriaram a capa de alguns álbuns bastante conhecidos pelos portugueses. Há capas de Amália Rodrigues, Anselmo Ralph, José Afonso, Jorge Palma, Áurea, Tony Carreira, Ana Malhoa, António Variações, Pedro Abrunhosa, entre outros.  “Eternizar momentos, guardar recordações e contar histórias através de imagens” foi, segundo a Santa Casa de Belmonte, o grande objetivo desta iniciativa.

Por sua vez, o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra assinalou o dia mundial da fotografia com a divulgação, nas redes sociais, de uma seleção de peças da coleção de material fotográfico doado à instituição por Mário Brandão. Um conjunto de rolos da marca Leitz Wetzlar Leica Z, lâmpadas para flash da marca Philips, modelo Photoflux, da década de 30, um enrolador de película da marca Sommor da década de 60 e ainda um rolo de película da marca Ensign, de meados da década de 50, são exemplos das peças divulgadas.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves