A Misericórdia de Paços de Ferreira convidou as congéneres, instituições de solidariedade social e população do concelho a participar num concurso de fotografia sobre a Primavera, no âmbito do 107º aniversário.

O resultado final está patente numa exposição, aberta ao público até ao fim de maio, com 19 fotografias representando paisagens variadas e utentes de todas as idades. Do distrito do Porto aderiram três Santas Casas, Santo Tirso, Lousada e Penafiel, tendo esta última arrecadado o primeiro prémio com uma fotografia de uma utente do Lar Santo António dos Capuchos.

Mais que o título, os participantes valorizaram a oportunidade de convívio e a experiência enriquecedora que reuniu colaboradores e utentes de várias respostas sociais. Ao VM, a animadora sociocultural, envolvida na organização da iniciativa, revelou que a exposição foi pretexto para convidar todos os candidatos a visitar a sede da Santa Casa de Paços de Ferreira.

“Juntámos duas instituições em cada visita e gerou-se uma dinâmica de convívio entre todos, que era um dos nossos objetivos. Devido à adesão dos grupos, vamos prolongar a exposição até ao fim de maio para que todos possam visitá-la”, adiantou Glória Ribeiro.

A adesão à primeira edição do concurso foi tão “positiva” que no próximo ano a Misericórdia de Paços de Ferreira quer repetir a iniciativa nos mesmos moldes, mas com um novo tema, que será anunciado brevemente. O objetivo é aumentar o número participantes, desde entidades a fotógrafos amadores da comunidade, dentro e fora do concelho.

A Misericórdia de Penafiel recebeu a notícia da distinção com surpresa e “enorme satisfação”, conforme nos confessou a psicóloga Filipa Rego, numa breve conversa. “Os utentes ficaram muito satisfeitos, foi o nosso primeiro prémio num concurso”. Com a orientação da animadora Cátia Fonseca e da “fotógrafa oficial” da instituição, Cristina Silva, foi possível produzir a imagem vencedora, onde sobressai o sorriso da utente de 87 anos, que enfrenta dificuldades motoras e de comunicação verbal no dia-a-dia e desta forma participou mais ativamente numa atividade do lar onde reside. Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas

Fotografia | Penafiel arrecadou o primeiro lugar no concurso de fotografia de Paços de Ferreira