As Misericórdias de Braga, Funchal, Ribeira Grande e Leiria receberam viaturas adaptadas, no dia 04 de julho, no âmbito da 11ª edição da Frota Solidária. De norte a sul do país, foram 21 as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) contempladas com viaturas, no valor de 229 mil euros, destinadas a promover a mobilidade e inclusão de grupos sociais vulneráveis.

As chaves dos automóveis foram entregues aos representantes das instituições pelas mãos do presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, numa cerimónia realizada em Lisboa. Em nota informativa, Tomás Correia agradeceu às instituições premiadas o “trabalho notável que desenvolvem junto dos jovens, idosos e todos aqueles que mais necessitam”. 

Para as instituições contempladas, esta doação representa uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos seus utentes. Na capital do arquipélago da Madeira, Funchal, a viatura constitui, segundo o provedor Jorge Spínola, “um avanço” no apoio prestado aos idosos das três estruturas residenciais (80) e centros de dia (150). “Alguns utentes poderão desfrutar de passeios e outras atividades de tempos livres. As duas viaturas que temos não são adaptadas e estão com problemas de manutenção”. 

De igual modo, numa das ilhas açorianas – São Miguel -, a viatura de nove lugares vai apoiar, segundo o secretário-geral de Ribeira Grande, o transporte de utentes em várias respostas sociais. “É uma mais-valia para as nossas crianças, jovens e idosos”, referiu Vítor Botelho.

Falando em nome dos principais beneficiários da iniciativa – os utentes -, o provedor de Leiria, Carlos Poço, lembrou as pessoas “que vão beneficiar deste apoio e que do coração agradecem este gesto solidário”. 

Em Braga, a nova viatura vai permitir reforçar o leque de serviços (cuidados de saúde, nutrição, psicologia, etc) prestados aos utentes de centro de dia (20) e apoio domiciliário (15). “Há cada vez mais a tendência de as pessoas ficarem com os familiares em casa e esta carrinha é direcionada exclusivamente para esses serviços”, referiu o provedor Bernardo Reis. 
 

Desde 2008, a Fundação Montepio já entregou 203 viaturas solidárias a igual número de IPSS, devolvendo à sociedade civil o montante recebido – 4 milhões de euros, até ao momento -, através da consignação fiscal do IRS. 


Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas