Colaboradores de sete Misericórdias estiveram juntos em campo nas finais do XV Torneio Nacional Inter-Hospitalar de Futsal

Os colaboradores de sete Misericórdias estiveram juntos em campo nas finais do XV Torneio Nacional Inter-Hospitalar de Futsal, a 25 de maio, para disputar o título de campeões nacionais de futsal. Na presente edição, o torneio contou com a participação de unidades de saúde das Santas Casas de Arcos de Valdevez, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Riba de Ave, Vila Verde e Vizela, num total de 15 equipas de equipamentos das regiões norte e centro do país. Em 2019, o título foi para o Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, secundado pela Misericórdia de Riba de Ave, depois de dois meses de provas, entre 2 de março e 25 de maio.

Organizado em duas divisões, a taça dos campeões e a taça de elite, o campeonato privilegia a promoção de hábitos de vida saudáveis e o convívio fora do contexto laboral com vista a aliviar a exaustão e desgaste decorrentes dos cuidados prestados no dia-a-dia. Os benefícios são comprovados pelos próprios atletas, que nalguns casos participam desde a primeira edição.

“Muitos deles participam no torneio desde o início e têm criado laços de amizade ao longo dos anos”, verifica o presidente da associação Casa do Pessoal, da Misericórdia de Riba de Ave, responsável por organizar a participação de colaboradores e familiares neste tipo de eventos. Quase todos os serviços do hospital estão representados na equipa de futsal e isso reflete-se no funcionamento interno por “facilitar diálogo e promover camaradagem entre todos”.

O espírito de equipa também chega às bancadas. Entre colaboradores e também familiares, a equipa da Misericórdia de Riba de Ave contou em todos os jogos com uma claque de cerca de 30 pessoas.

Em Vizela, equipa adversária, o enfermeiro da unidade de cuidados continuados (UCC), Jorge Abreu, é testemunha das mais-valias deste convívio fora de portas. “A carga emocional no dia-a-dia é muito grande e notamos que se reforçam laços entre membros da equipa e que a entreajuda é cada vez mais forte”, conta o capitão de equipa. 

Para conciliar as diferentes agendas pessoais e profissionais, é determinante o apoio da direção da instituição que, segundo o diretor técnico da UCC da Misericórdia de Vizela, Jorge Oliveira, facilita a troca de turnos durante as provas, “suporta as despesas de deslocação e inscrição e oferece um jantar de confraternização, para reconhecer a forma como representam a instituição”.

O torneio tem ainda um caráter solidário. Em 2019, todos os atletas e membros da organização contribuíram com uma doação de mais de 300 quilos de alimentos, destinados ao Banco Alimentar. Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas