Utentes e funcionárias estão a produzir vestidos para o projeto Dress a Girl

No Lar da Comenda, resposta social da Santa Casa da Misericórdia do Gavião, as idosas aproveitam os tempos livres para tricotar peitilhos em crochê, as funcionárias ajudam e ainda oferecem os materiais. Juntas ajudam a criar vestidos para o projeto Dress a Girl Around the World.  

Foi há pouco mais de meia dúzia de meses que três idosas do Lar da Comenda e algumas funcionárias da instituição começaram a colaborar com o projeto Dress a Girl Around the World que tem como objetivo costurar vestidos e calções novos para depois serem distribuídos por crianças de países carenciados. 

O projeto chegou à Misericórdia através do “passa a palavra” e foi-se instalando devagar. “Foi uma tia da encarregada do lar, que colabora com o projeto em Lisboa, que lhe falou desta missão e ela falou no lar e as outras funcionárias começaram a querer participar”, contou ao VM a diretora técnica da Misericórdia do Gavião, Inês Rodrigues. 

Linhas, agulhas, botões, tecidos e demais materiais necessários para a confeção dos vestidos foram sendo comprados pelas funcionárias que rapidamente colocaram mãos à obra e começaram a fazer os peitilhos em crochê. Depois, “quando se ouviu falar disto no lar tivemos três idosas que quiseram logo participar”, revelou Carolina Duarte, animadora sociocultural a estagiar na instituição.  

Sem hora e dia para trabalharem na renda, as utentes do Lar da Comenda aproveitam todos os intervalos entre atividades para tricotarem mais um peitilho. “Elas gostam muito de tricotar. Antes faziam trabalhos em renda para dar aos familiares, agora fazem-no para ajudar crianças pelo mundo fora, o que as deixa muito felizes e entusiasmadas”, contou a animadora sociocultural Tânia Balola.

Depois dos peitilhos de crochê, com diferentes cores e modelos, estarem prontos são entregues a Isilda André, encarregada do lar que os faz chegar à tia que é costureira e faz os vestidos. Juntas, este grupo de mulheres já fizeram uma pequena entrega à Dress a Girl Around the World, mas já estão a preparar mais. 

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves