A Santa Casa da Misericórdia de Góis está a celebrar 520 anos desde a sua fundação com os olhos postos no futuro. Entre outros planos, a instituição está empenhada em dar nova vida a dois edifícios que neste momento não têm qualquer utilização: os antigos hospitais Rosa Maria e Monteiro Bastos

Em declarações ao VM, o provedor José Vitorino Serra afirmou que é uma prioridade para a instituição a recuperação dos dois edifícios, especialmente o antigo hospital Monteiro Bastos que se encontra em estado de degradação. Em perspetiva está a possibilidade de ser criada ali uma unidade voltada para o turismo. Já o destino da unidade Rosa Maria ainda está por definir, disse o responsável.

Além desses planos para o património da instituição, a Misericórdia de Góis está a planear uma série de outras iniciativas para marcar os 520 anos e com vista a dar a conhecer a Santa Casa à comunidade.

“As nossas celebrações são só para lembrar que a Misericórdia faz 520 anos. Infelizmente esteve inativa durante muitos anos, o que não nos permite ter muita história, mas não podemos esquecer que esta é uma data importante”, referiu o provedor.

Por isso, a Misericórdia vai ao longo de todo o ano de 2018 evocar a data com eventos religiosos e culturais, como é o caso de uma visita a Fátima no mês de julho, e um dia dedicado à cultura, a 5 de outubro, que deverá, segundo José Serra, “abranger o património cultural da Misericórdia”.  

Para José Vitorino Serra, as celebrações “são só para as pessoas se lembrarem que existe uma Santa Casa com 520 anos”, referindo que estas celebrações têm também como objetivo “alertar para o voluntariado, lembrar a juventude que precisamos deles”. 

O arranque das comemorações foi no dia 25 de maio com uma eucaristia na capela da Misericórdia de Góis.

Paulo Gravato, em representação da União das Misericórdias Portuguesas, esteve presente na cerimónia onde destacou que “as instituições perduram no tempo e as mesas administrativas vão passando”, sendo por isso necessário fazer “tudo aquilo que se possa fazer pela população onde se encontrem”.


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves