A Santa Casa da Misericórdia da Golegã prestou uma homenagem ao seu atual provedor, António José Martins Lopes. O profissionalismo demonstrado perante as adversidades e o seu lado humanístico foram destacados durante as cerimónias de tributo. Foi a 26 de maio.

Foi durante as celebrações do 465º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Golegã que o provedor foi homenageado.  O tributo consistiu, segundo nota da organização, na atribuição do nome de Martins Lopes “ao equipamento centro social de férias para seniores”, decisão que foi “ratificada pela assembleia geral por unanimidade”.   

Martins Lopes, que há 28 anos lidera os caminhos da Santa Casa da Golegã, considera que esta homenagem lhe dá “naturalmente alento para continuar. A distinção representa “o culminar do trabalho de muitos anos”, mas “não altera em muito” a sua posição. “Continuo a ser o mesmo provedor de sempre”, reiterou o homenageado. 

Para o provedor da Misericórdia da Golegã esta homenagem é “também para eles”, referindo-se a todos os que trabalham na instituição e estiveram envolvidos na comemoração do aniversário da Santa Casa. 

Para os próximos anos António Martins Lopes mantém a “ambição de melhorar e modernizar os serviços da instituição e investir cada vez mais na formação dos profissionais” que ali trabalham. “Há muito a fazer no sentido de dar cada vez mais qualidade de vida aos utentes e de irmos de encontro às necessidades dos novos utentes”, disse.

A homenagem reuniu dezenas de pessoas que fizeram questão de se associar a este reconhecimento público ao provedor. O presidente da Câmara Municipal da Golegã, José Veiga Maltez, e Dias Coimbra, provedor da Misericórdia de Arganil em representação da União das Misericórdias Portuguesas, foram algumas das figuras que marcaram presença no evento. 

O provedor da Santa Casa da Misericórdia da Golegã já havia sido distinguido com a medalha de benemérito da União das Misericórdias Portuguesas, em 2009, e em 2015 foi condecorado com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito, pelo então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. 


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves