O Centro de Convívio Irene Aleixo, da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, foi distinguido no âmbito do ECOLA Award 2019

O Centro de Convívio Irene Aleixo, da Misericórdia de Grândola, recebeu no dia 17 de maio de 2019 um prémio na categoria Novos Edifícios no âmbito do ECOLA Award 2019 - European Conference of Leading Architects, que decorreu em Stühlingen, na Alemanha.

Após avaliação dos 111 projetos dos 27 países europeus, o júri concedeu dois prémios na categoria Novos Edifícios, sendo um deles atribuído ao ateliê do arquiteto Manuel Aires Mateus pelo projeto do Centro de Convívio Irene Aleixo, inaugurado a 23 de julho de 2018, data em que a Misericórdia comemorou 450 anos.

Horácio Pereira, provedor da Misericórdia de Grândola, mostrou-se muito orgulhoso com este prémio. “Ficámos muito orgulhos com esta distinção que reconhece esta grande obra que realizámos e que já está ao serviço dos nossos idosos. O pavilhão amplo com um espaço multiusos serve para a realização de todas as nossas festas e outras iniciativas já que cabem aqui mais de duas centenas de pessoas”.

“O edifício com uma arquitetura moderna é composto por um espaço polivalente, um palco, gabinetes de apoio e instalações sanitárias e destaca-se ainda pelo aproveitamento térmico e pela entrada de luz” acrescentou o responsável.

Esta obra “já foi visitada por mais de três centenas de arquitetos, de vários pontos do mundo, que querem ver de perto esta magnífica obra. Já tivemos aqui estudantes de universidades da Alemanha, França, Espanha e de Portugal. Ainda recentemente recebemos cerca de 20 coreanos”, afirma com orgulho Horácio Pereira.

O que atrai as pessoas “é a beleza do projeto e a divulgação que tem tido já que o arquiteto recebeu o Prémio Pessoa no ano passado”.

Uma obra que foi conseguida com muito trabalho e esforço da instituição e que no início sofreu alguma contestação. Segundo o provedor, “este projeto que é inovador teve alguma contestação na altura porque estas não são as linhas que era hábito ver nesta região, mas esta já é uma marca deste arquiteto que tem sido responsável pela remodelação dos edifícios da nossa Misericórdia. Há cerca de 20 anos, o edifício destinado a pessoas acamadas e dependentes, do mesmo arquiteto, também recebeu um prémio. Foi dos primeiros a ser construído em Portugal e na altura também teve muitas visitas e daqui saíram ideias para outras Misericórdias em Portugal”, conclui Horácio Pereira.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Grândola foi fundada em 1568 e apoia diariamente mais de 200 pessoas. Voz das Misericórdias, Joaquim Bernardo