A Misericórdia de Guimarães organizou, no passado dia 11 de outubro, o seu primeiro jantar solidário com o propósito de angariar fundos para a compra de uma carrinha adaptada para a instituição. O encontro reuniu mais de 300 participantes em torno desta nobre causa, entre eles o presidente da União das Misericórdias Portuguesas e a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.

Ao marcar presença no evento, Manuel de Lemos deixou um elogio às pessoas vimaranenses dizendo que “vivemos um momento particularmente feliz, em que a comunidade se agrega para ajudar uma instituição. A comunidade de Guimarães ajudar a sua instituição é algo que é completamente bonito e importante que seja realçado."

A secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, expressou a sua gratidão à Misericórdia de Guimarães, criada há mais de 500 anos, por uma “história de olhar os mais frágeis, esta história que ajudou Guimarães a ser o que é hoje”.

Na sua intervenção, a governante enalteceu a importância das Misericórdias no apoio social, sobretudo durante momentos críticos como a pandemia. Segundo a governante, o papel destas instituições foi essencial para evitar uma crise ainda mais grave: "Acho que ninguém tem dúvidas do papel destas instituições, mas se dúvidas houvesse, acho que o que vivemos na altura da pandemia mostrou que se não fossem as instituições, a situação poderia ser bem mais grave. E, portanto, vocês estão de parabéns, merecem todo o apoio e todo o reconhecimento."

A noite solidária foi também marcada por um momento musical proporcionado pelo artista Zé Miguel, que animou os presentes. Com o sucesso da iniciativa, a Misericórdia de Guimarães está mais perto de adquirir a carrinha adaptada, contribuindo para um transporte mais eficiente e sustentável para os seus utentes, reforçando o compromisso com a comunidade.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira