O programa “Gulbenkian Cuida” selecionou, em concurso, 69 organizações da sociedade civil para reforçar a sua capacidade de resposta aos idosos em tempo de pandemia, no âmbito de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Segurança Social. Foram escolhidos projetos de 16 Misericórdias, nas regiões norte, centro, sul e ilhas, que prestam apoio aos idosos na satisfação das principais necessidades e promoção do seu bem-estar.

Numa nota oficial, a organização reconhece que todas as organizações contempladas com uma verba, até 20 mil euros, “têm conhecimento da realidade local e algumas encontram-se alicerçadas em parcerias locais, nomeadamente autarquias e unidades locais de saúde”.

No caso das Misericórdias, os projetos selecionados destinam-se a apoiar pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade, isolamento social e geográfico, com um serviço de apoio domiciliário diversificado, de proximidade e adequado às necessidades individuais.

O apoio contempla, por isso, além da satisfação das necessidades básicas, ao nível de alimentação, higiene pessoal, habitacional e tratamento de roupas, a monitorização de indicadores de saúde, apoio psicológico, estimulação física e cognitiva ou teleassistência.

Equipas especializadas e multidisciplinares asseguram este acompanhamento, de forma próxima e permanente, através de serviços essenciais, mas também de enfermagem, apoio na administração de medicamentos, cuidados de saúde, reabilitação, promoção da saúde mental, física, emocional, cognitiva e ocupacional, minimizando o impacto do confinamento social e isolamento dos idosos, através das novas tecnologias e visitas presenciais.

Em muitos casos, foi necessário recorrer à contratação de novos elementos para a equipa, gerando criação de emprego, num ano particularmente difícil para o mercado de trabalho e economia nacional, com 77 novos mil desempregados desde o início da pandemia.

O programa Gulbenkian Cuida insere-se no fundo de emergência de cinco milhões de euros criado pela Fundação Calouste Gulbenkian para apoiar cinco áreas: saúde, ciência, sociedade civil, educação e cultura.

Fotografia: Projeto “Criar Afetos”, da Misericórdia de Venda do Pinheiro.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas

Projetos distinguidos nas Misericórdias