A provedora da Misericórdia do Barreiro, Sara Xavier de Oliveira, foi homenageada pela Câmara Municipal da sua cidade, no dia 9 de março, numa cerimónia que distinguiu cinco “Mulheres com Garra”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, as distinguidas foram ainda convidadas a partilhar a sua experiência pessoal e profissional nas escolas do concelho. 

Dirigindo-se às cinco cidadãs premiadas, o presidente da autarquia e anfitrião da homenagem, Frederico Rosa, sublinhou que “esta não é uma luta das mulheres, é uma luta de todos aqueles que acreditam numa sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades, independentemente da raça, género e credo”.

Na ocasião, a dirigente da Santa Casa prestou um “justo reconhecimento público a todas as mulheres que trabalham com dedicação na Misericórdia do Barreiro. Elas são o pilar desta casa e fazem um trabalho exaustivo e difícil, que infelizmente não é tão bem remunerado como gostaríamos”, referiu.

Num universo de mais de 350 colaboradores, Sara Xavier de Oliveira destacou que cerca de 80% são do sexo feminino, à semelhança de outras congéneres. O mesmo não acontece quando se fala de cargos de direção nas mesas administrativas. Em quase 400 Misericórdias, apenas 57 tem mulheres como provedoras e no distrito de Setúbal a provedora que assumiu funções em 2012 tem uma única colega do mesmo sexo, na Misericórdia de Canha.

Ainda assim, Sara Xavier de Oliveira está otimista em relação à evolução da paridade neste setor. “O importante é saber fazer e fazer bem para termos o respeito dos homens. Neste momento, todas nós, mulheres, que abraçamos este desafio temos o respeito dos nossos congéneres e conseguimos levar avante este projeto”. 

Mais do que o prémio, a provedora valorizou a oportunidade de refletir sobre os direitos da mulher “no mundo atual e na nossa própria casa” numa conversa informal com cerca de 200 jovens do concelho. “Os alunos [do Agrupamento de Escolas de Santo André] acharam interessante saber o que faz uma provedora, qual o papel da Misericórdia e das mulheres em cargos de relevância”. 

Ana Paula Pona, diretora do serviço de urgência do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, Joana Piteira, capitã da equipa de basquetebol feminino do GDESSA, Patrícia Gaspar, segunda comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil e Silvana Sebastião, árbitra de futebol, foram outras das homenageadas.


Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas
Créditos: Câmara Municipal do Barreiro