“Tudo começou com uma carta escrita com muito carinho pelos nossos utentes”, escreve a instituição em nota nas redes sociais, e a resposta foi “um gesto inesquecível”. Ao saber que o cantor ia à ilha das Flores para atuar na Festa do Emigrante, os idosos endereçaram um convite a Tony Carreira na esperança de que o pudessem conhecer, o que se veio mesmo a realizar no dia 20 de julho, horas antes do concerto.
A ida do emblemático cantor português ao lar da Misericórdia coincidiu ainda com o dia de aniversário de um utente, o Sr. Maurício, que pôde desfrutar da entrada nos 71 anos num dia diferente com o privilégio de ter “o talento e a emoção de Tony Carreira” a cantar-lhe os parabéns, em conjunto com a equipa da Santa Casa e os restantes utentes, “tornando este momento ainda mais inesquecível”.
Além desta visita inesperada, a Misericórdia das Lajes das Flores recebeu também no lar, no dia 22 de julho, a marcha oficial da Festa do Emigrante. Um grande grupo de cerca de 50 pessoas vestidas a rigor, em trajes brancos e azuis, levaram a festa até aos idosos com uma atuação que junta “música, tradição e sorrisos”, num “momento de grande carinho e festa”, escreveu a Santa Casa em nota de agradecimento que partilhou nas redes sociais.
Para a instituição, este tipo de dinâmicas é uma brisa de ar fresco pela reação dos mais velhos, que não só conheceram uma pessoa que acompanham há tanto tempo, mas ainda tiveram possibilidade de o fazer graças a uma carta que eles próprios escreveram.
Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira