Em 2021 e por força da pandemia, a sessão de acolhimento da UMP aos 33 novos provedores vai decorrer por videoconferência

São 33 as Misericórdias que, entre 2020 e 2021, tiveram alterações nas suas lideranças. A maior parte delas, na sequência de processos eleitorais já previstos, outras por óbito dos seus provedores, como Elvas, Bismula, Penafiel e Torres Vedras. O apuramento desses dados surge a propósito da publicação Quem Somos nas Misericórdias 2021 e também da sessão de acolhimento aos novos provedores que este ano vai decorrer por videoconferência.

O distrito de Leiria foi o que registou maior número de alterações, cinco no total de 23 Santas Casas. Alcobaça, Alfeizerão, Ansião, Atouguia da Baleia e Caldas da Rainha elegeram novas lideranças, respetivamente, Carlos Feliciano Marques, Fernando Mota Segismundo, Filomena Afonso Rodrigues Valente, António Prioste Salvador e Maria da Conceição Pereira.

Segue-se Lisboa, onde Alhandra agora conta com José Joaquim da Conceição Alves, Lourinhã com Vanda Oliveira e Marteleira com Alfredo José de Jesus Sarreira. Em Torres Vedras, que em 2020 celebrou 500 anos, o falecido provedor Vasco Fernandes foi sucedido por Carlos Alberto dos Reis.

Açores, Porto e Viseu tiveram três alterações cada. Nas ilhas, Lajes do Pico tem Cláudio Gomes Lopes como provedor. Santo António da Lagoa conta com António da Ponte Borges e São Roque do Pico com Maria Manuela Goulart Pereira.

No distrito do Porto, na sequência do falecimento de Júlio Mesquita, Joaquim Barbosa Esteves assumiu a provedoria de Penafiel e também passou a integrar o Secretariado Regional da UMP no Porto, como segundo secretário. Trofa e Vila do Conde também têm novos provedores, com Alfredo da Costa Gomes e Rui Manuel Canastra de Azevedo Maia, respetivamente.

Viseu teve alterações em Lamego (António Carreira), Oliveira de Frades (António Grave) e Penela da Beira (Fernanda Maria Seixas Coelho).

Em Bragança, Alfândega da Fé está sob os comandos de Carlos Manuel Oliveira Pousado e Miranda do Douro com Manuel Rodrigo Martins. Faro também tem novidades. No Algarve, Ricardo Manuel Casanova Lampreia está à frente da Misericórdia de Loulé e João Pedro da Cruz Correia dirige Portimão.

No distrito da Guarda, Soito está com Tiago José Carrilho Martins Pereira Nabais e Bismula, cujo provedor José Augusto Vaz faleceu em janeiro de 2020, conta agora com Manuel Joaquim Santos Pina.

Em Portalegre também decorreu uma alteração por motivo de óbito. Em Elvas, Fernando Gonçalves Lopes foi sucedido por Mário Cruz Mendes. Em Monforte, os irmãos elegeram Joaquim António Belchior Mourato como provedor.

Beja, Castelo Branco, Coimbra, Madeira, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real tiveram apenas uma alteração, respetivamente por distrito: Almodôvar (Paulo Capela), São Vicente da Beira (João Maria dos Santos), Tábua (Sandra Mêna), Calheta (José Mário Nunes, que também assumiu o Secretariado Regional como presidente), Sines (Eduardo Bandeira), Monção (Armindo Guedes da Ponte) e Alijó (Carlos Manuel Magalhães).

Além dessas alterações, Amieira do Tejo, Alpedrinha, Lavre e Montijo aguardam (ao fecho desta edição) pela realização de eleições que determinem as novas lideranças. Por sua vez, as Misericórdias de Castanheira de Pera e Portalegre tiveram instauradas, entre 2020 e março de 2021, comissões administrativas.

Apesar de ainda não ter data marcada, a sessão de acolhimento aos novos provedores vai decorrer por videoconferência e contará com a participação do presidente da UMP, Manuel de Lemos, e de outros elementos do Secretariado Nacional. Em 2020, a sessão teve lugar a 12 de fevereiro, na sede da UMP em Lisboa. Além das boas vindas, estas sessões visam dar a conhecer a União das Misericórdias Portuguesas, dos órgãos sociais às linhas de serviço vocacionadas para apoiar as Santas Casas, entre outros.

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin