António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto, apresentou em Braga a sua mais recente obra ‘Estado, Sociedade Civil e Misericórdias’. “Este é um livro que faz uma síntese de um conjunto de intervenções que fiz em público, quer sobre as relações das Misericórdias com o Estado, quer no papel que a sociedade civil tem no desenvolvimento das Misericórdias. As Misericórdias têm feito um trabalho notável há mais de cinco séculos e articulam-se com o Estado no domínio da área social, ajudando aqueles que mais precisam nestes anos todos. São um produto direto da sociedade civil”, explicou António Tavares, à margem da apresentação do livro, que decorreu ao final da tarde de 20 de julho, na igreja do Hospital de São Marcos.

“No fundo, com este livro deixo aqui a minha reflexão e, ao mesmo tempo, pretendo ajudar aqueles que querem continuar a trabalhar estas matérias, nomeadamente as universidades”, disse.

A apresentação da obra ‘Estado, Sociedade Civil e Misericórdias’ esteve a cargo de Bernardo Reis e Nuno Reis, provedores das Misericórdias de Braga e Barcelos, respetivamente.

“O percurso profissional, académico, social e político de António Tavares é marcante na cidade do Porto, além do percurso notável noutras áreas, sendo que o trabalho por si coordenado tornou-se uma referência. Como refere o autor, os problemas sociais assentam na desertificação dos ambientes e é nestes locais que temos de destacar o papel das Misericórdias. Este livro que foi apresentado traduz justamente a visão de um homem da Misericórdia, voltado para as grandes questões da sociedade atual e apresenta caminho no sentido de os solucionar com visão pragmática e humanista”, resumiu Bernardo Reis.

“A apresentação deste livro é um momento importante porque sempre que alguém da sociedade civil se destaca pelo seu espírito de serviço, de solidariedade, ao serviço do bem comum e, ao mesmo tempo, produz um conjunto de textos e intervenções públicas, temos de louvar. Nesta obra de António Tavares, figura incontornável das Misericórdias, está patente ao público aquilo que tem sido a Misericórdia do Porto na última década. Temos sabido ultrapassar um conjunto de crises porque há várias instituições que defendem a causa de todos. E, note-se, sempre que alguém se destaca ao serviço do bem comum também merece ser destacado”, completou, entre múltiplos elogios a António Tavares, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis.

Texto: José Costa Lima, Diário do Minho