O vinho Quinta do Lombo Grande Escolha Tinto 2019, produzido pela Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, foi premiado com medalha de ouro na 11ª edição do Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes, que decorreu em Valpaços, no dia 1 de julho.

Depois de, em dezembro de 2021, ser qualificado em prova cega com o galardão Tambuladeira de Ouro, na oitava edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, este néctar transmontano tem vindo a arrecadar sucessivas distinções, tornando-se uma referência no setor vitivinícola.

Na cerimónia para receber o galardão, como é apanágio, estava o provedor da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Alfredo Castanheira Pinto, que não deixou de sublinhar a qualidade dos vinhos da Quinta do Lombo e “daí serem premiados”. “O que distingue este vinho de todos os outros são os aromas, o paladar, a graduação, além de ser um vinho monocasta, onde predomina principalmente a Touriga Nacional”, disse o provedor.

Em 2003, a Misericórdia plantou vinhas novas, nas aldeias de Lombo e Cortiços e instalou a Adega Quinta do Lombo, com a devida certificação da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes. Segundo o ditado popular, “o bom vinho escusa pregão”, mas a certificação atesta o cumprimento de vários requisitos, dando confiança ao consumidor, valendo-lhe ainda mais qualidade depois de aberta a garrafa.

“Depois das primeiras produções, e após termos recebido a devida certificação, temos sido premiados desde a primeira vez que nos candidatámos em concursos, o que aconteceu em 2006 com os vinhos de 2003, altura em que inaugurámos a nossa adega no Lombo”, relembrou Alfredo Castanheira Pinto.

Ano após ano, garrafa após garrafa, o vinho produzido pela Misericórdia de Macedo de Cavaleiros já foi premiado com cinco medalhas de ouro, quatro de prata, quatro de bronze e diversas menções honrosas.

Sob a chancela da Misericórdia, produzem-se espumantes, brancos, rosé e tintos, numa área de vinha com mais de cinco hectares, com castas que variam entre Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Tinta Roriz, Syrah, Cabernet Sauvignon, Malvasia Fina, Códega do Larinho, Chardonnay, Alvarinho, Moscatel e uvas de mesa.

No entanto, os prémios e reconhecimentos não iludem o provedor, confessando que, a partir de agora, “não estão previstos lançamentos de novos vinhos”. “Vamos aperfeiçoar o que temos para mantermos o bom nível que nos tem sido reconhecido até então”, concluiu.

Daniela Parente, Voz das Misericórdias

Fotografia: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros