A Misericórdia da Maia recebeu uma bolsa da Fundação Auchan para promoção de bons hábitos alimentares entre crianças e jovens

A Santa Casa da Misericórdia da Maia, através do projeto RE(CRIAR), foi contemplada com uma bolsa de 9300 euros, atribuída pela Fundação Auchan para a Juventude para apoiar projetos de responsabilidade social. Neste âmbito, a Santa Casa maiata vai promover a capacitação e o acompanhamento psicossocial de crianças, jovens e respetivas famílias, com vista à promoção e incorporação de bons hábitos alimentares.

O valor do Prémio da Fundação Auchan será aplicado em três áreas essenciais: a aquisição de material pedagógico, consumíveis e equipamentos, a consultoria na área da cozinha e acompanhamento técnico por parte de uma profissional de serviço social com experiência na área.

Os destinatários dividem-se em dois tipos: famílias com menores a cargo que recebem apoio alimentar através das respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia da Maia e jovens voluntários (tutores), com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos, em processo de formação na área da cozinha/pastelaria. Neste caso muito concreto, a parceria foi estabelecida com a PsiPorto no âmbito dos seus dois cursos de aprendizagem a decorrer.

Entre as ações práticas já em curso no terreno, a Misericórdia destaca workshops de cozinha/culinária desenvolvidos pelos jovens tutores com vista à promoção de mais e melhores hábitos alimentares e de combate ao desperdício. As ações estão a decorrer em espaços da instituição e também em contexto de domicílio.

Além disso, estão também a ser desenvolvidas ações de sensibilização e capacitação para a adoção de estilos de vida mais saudáveis com apoio de especialistas como nutricionistas e chefs de cozinha e visitas de interesse e com potencial de inovação a locais e espaços de aprendizagem, como empresas da área alimentar, centros de formação. A iniciativa prevê ainda concursos de culinária entre gerações e famílias e a criação e implementação de jogos didáticos alusivos à alimentação e estilos de vida saudáveis.

Este projeto conta com a ajuda de voluntários, estudantes de culinária e pastelaria da PsiPorto, que “vão a casa das famílias que recebem apoio alimentar do RE(CRIAR) para ajudar a confecionar refeições mais saudáveis”, explica Helena Ribeiro, coordenadora desta iniciativa, ao VM.

O projeto é desenvolvido na sede do (RE)CRIAR, no Centro de Apoio à Comunidade, priorizando-se a intervenção com as famílias de Pedrouços e Águas Santas, e tem duração prevista de um ano. Há, no entanto, a pretensão de “dar continuidade às atividades no âmbito de outros projetos e respostas sociais que estão em desenvolvimento”, revela Helena Ribeiro.

A verba disponibilizada pelo prémio serve fundamentalmente para “aquisição de equipamentos, géneros alimentares necessários e fazer face aos custos com imputação de recursos humanos”, adianta esta responsável.

Helena Ribeiro conta ao VM que ao fim de vários anos (desde 2012) a intervir na área do apoio alimentar foi possível identificar alguns problemas. Por vezes, conta a coordenadora, “as famílias fazem escolhas menos ajustadas, sobretudo no que diz respeito ao consumo de alimentos processados, açúcares e gorduras. Por outro lado, a introdução do Programa Operacional de Apoio aos Mais Carenciados veio trazer uma maior necessidade de acompanhamento e sensibilização para o consumo mais regular de legumes, cereais e peixe, evitando o desperdício e promovendo uma boa utilização dos produtos recebidos mensalmente, por vezes em quantidades bastante significativas”, conclui Helena Ribeiro.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia da Maia, no distrito do Porto, foi uma das 13 entidades beneficiadas em 2021 pela Fundação Auchan para a Juventude (FAJ). Segundo nota da Fundação, os projetos beneficiados integram ações de saúde, nutrição e ambiente e vão apoiar um universo com mais de 55 mil crianças e jovens.

Desde 2012 em Portugal, a FAJ já apoiou 122 projetos locais dirigidos a crianças e a jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 25 anos, tendo atribuído mais de 1.4 milhões de euros a projetos sociais inovadores e com impacto económico e social nas zonas de implantação das suas lojas.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves